Moradores de Rio Claro comemoram título e relatam orgulho em ser "nerd"

Moradores de Rio Claro comemoram título e relatam orgulho em ser "nerd"

Webmaster 01/06/2015 - 08:00
Levantamento do site Amazon definiu cidade como a mais nerd do Brasil.
Palavra utilizada para ofender estudiosos se tornou motivo de orgulho.




Em Rio Claro SP, apontada como a cidade mais nerd do Brasil em um levantamento do site Amazon em maio, muitos moradores se orgulham do título recém-conquistado. Proporcionalmente, o morador do município é o que mais compra histórias em quadrinhos, livros de ficção científica, filmes, série e bonecos de personagens famosos e heróis. Se antes a palavra era usada para ofender os alunos mais estudiosos, atualmente muitos se orgulham de serem chamados assim.

Na casa do professor de matemática Luiz Fernando Giolo Alves, brinquedos e adultos convivem em harmonia. Há espaço destinado à contas matemáticas e diversão, um ambiente perfeito para um nerd. “Ficou fácil ser nerd, hoje está fácil para todo mundo alcançar qualquer tipo de informação, entrar nesse maravilhoso mundo nerd de bastante conhecimento, fantasias e histórias. O menininho que é chamado de nerd ainda fala ‘não sou não’, mas depois, à medida que vai envelhecendo, o cara já está batendo peito e falando ‘eu sou nerd mesmo’, é assim que eu sou e tenho orgulho disso. A gente saiu do armário, só não saiu de frente do computador, porque isso a gente não vai sair nunca”, afirmou.

O professor possui um blog na internet onde publica piadas para o público nerd. “O que a gente costuma definir para piada nerd é a piada que precisa de uma informação ou conhecimento para ser entendida. Por exemplo: o que uma célula disse quando foi ao cabeleireiro? Mitose”, brincou.

Cultura
A loja de Johnny Ferreira é um dos pontos de encontro desse grupo há mais de 20 anos. Por isso, ele diz que gostou muito to título que a cidade recebeu. “A gente vê uma garotada crescendo, olhando, comprando, consumindo, curtindo, discutindo, postando, fazendo vídeos na internet sobre os assuntos relacionados às coisas nerds”, falou.

O livreiro garante que o perfil dos clientes mudou. “Os nerds dos anos 90 e 80, eles cresceram, hoje eles são médicos, advogados, professores, juízes, e continuam consumindo, continuam se divertindo, muitas vezes com seus filhos. Vá a uma fila de cinema e você vai ver pai e filho na hora da saída dando muita risada, conversando, discutindo sobre o filme vendo sobre histórias em quadrinhos”, comentou.

Motivo de orgulho
Além dos homens, muitas mulheres também aderiram ao título de nerd. A estudante de física Lívia Carolina Roque faz parte de uma turma que produz vídeos para a internet sobre o univero de cinema, séries e super-heróis. “Não que eu não fale sobre moda com as minhas amigas, mas falo sobre heróis, ao invés de personagens de novelas, personagens de filmes e séries”, disse.

“Você pode usar a camisa do que você gosta. Você pode usar seus acessórios, ter sua coleção de bonequinhos e ninguém vai te julgar. Isso é ser nerd. Ser nerd é você realmente gostar e querer mostrar para os outros que você gosta desse mundo de fantasia. É a pessoa que está mais antenada a um conteúdo muito bom e uma cultura muito boa”, contou o estudante Matheus Rossi, apresentados do programa.

Rossi afirma que ainda existem pessoas com receio de serem chamadas de nerd. “Tem muito nerd enrustido sim, tem muito nerd se descobrindo. Tanto que nós que já somos temos uma estratégia para isso. Quando a gente vê algum nerd em potencial a gente já começa a recomendar as histórias certas, as mais leves, para despertar a curiosidade deles. É muito bom ser nerd. É uma sensação de liberdade”, justificou.

Outro exemplo do título recebido pela cidade é a família de Fernanda e Maurício Camargo, que também se consideram nerds. O filho Lucas, de quatro anos, nem espera sair da loja para devorar um gibi. “A gente se conheceu assim, através de ser nerd, na leitura de gibi”, lembrou Fernanda.

O marido dá conselhos para quem ainda não se decidiu. “O título da cidade foi uma surpresa, realmente, mas se depender da gente vai continuar. Ser nerd é legal, eu recomendo”, falou.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário