Atendimento Educacional Especializado na EMEF Profa. Edna Maria do Amaral Marini

Atendimento Educacional Especializado na EMEF Profa. Edna Maria do Amaral Marini

Webmaster 15/05/2015 - 23:00
A EMEF Profª Edna Maria do Amaral Marini tem implantada e em pleno funcionamento desde 2011 a Sala de Recursos Multifuncionais que oferta o Atendimento Educacional Especializado AEE aos alunos portadores de necessidades especiais.

É com muito orgulho que se pode dizer que toda a escola está envolvida no processo de inclusão: funcionários, professores, coordenador pedagógico, gestor de escola e alunos, afinal não há como se falar em escola sem abordar esse aspecto, vive-se a era da escola inclusiva como ideal de consolidação de ensino.

A professora Marly Pucci Laurindo, especialista em Educação Especial, atende nesta sala alunos com deficiências intelectual e auditiva. Esses alunos são atendidos no contraturno e para cada um existe um horário de atendimento de acordo com suas necessidades educativas especiais, objetivando sempre o desenvolvimento das habilidades de um. Vale citar que todos esses alunos também frequentam o ensino regular e o AEE funciona como subsídio para que haja sucesso na aprendizagem.

No início do ano letivo é feito o Plano de Desenvolvimento Individual PDI em que são incluídas atividades de leitura e escrita, raciocínio matemático, coordenação motora, oralidade, autonomia; sempre de acordo com a necessidade de cada um. São também incluídas atividades lúdicas e prazerosas, sempre com o objetivo da aquisição da aprendizagem e do desenvolvimento de habilidades.

A Secretaria de Educação e Cultura também conta com tal atendimento em outras unidades escolares em proporção satisfatória em atender a demanda e procurar o aperfeiçoamento constante nessa área.

Também são confeccionados pela Profª Marly jogos pedagógicos que auxiliam no aprendizado desses alunos. Muitos desses jogos os alunos também ajudam a confeccionar, valorizando ainda mais a participação desses no processo ensino-aprendizagem.

Há uma troca de experiências entre a professora do AEE e os professores da sala regular, pois há uma preocupação e um empenho muito grande por parte desses professores em se trabalhar os conteúdos de forma acessível e diversificada ao encontro das possibilidades dos alunos para que os mesmos se sintam valorizados.

"Todas as crianças são especiais, mas algumas precisam de mais apoio, de um olhar e de uma atenção especial, de um acompanhamento e acima de tudo de muito carinho, e esse olhar cabe a todos os profissionais que estejam envolvidos direta ou indiretamente com os alunos do AEE”, ressalta a professora Marly.

Logo do Facebook Deixe seu comentário