"Cápsula do tempo" com documentos de mais de 70 anos é achada em praça

"Cápsula do tempo" com documentos de mais de 70 anos é achada em praça

Webmaster 12/05/2015 - 07:01
Material foi encontrado durante a instalação de uma escultura em São João.
Prefeitura vai avaliar os documentos para uma possível exposição ao público.



Uma "cápsula do tempo" foi encontrada na Praça da Catedral em São João da Boa Vista SP com documentos de 1924 e 1940. O material foi localizado durante a instalação de uma escultura pela equipe da artista plástica Ângela Bonfante no sábado 2 e foi entregue para a Prefeitura, que irá avaliar os documentos para uma possível exposição ao público.

Segundo a administração municipal, a cápsula foi enterrada em 1924 para comemorar os 100 anos de São João da Boa Vista e, em 1940, o compartimento foi aberto para a colocação de outros documentos.

A artista plástica explicou que, provavelmente, o compartimento foi enterrado pela segunda vez na cerimônia de inauguração da praça, que foi reformada naquela época. Ela disse ainda que havia a informação de que existia uma pedra fundamental na praça, mas não da existência da cápsula.

“Escavamos com cuidado porque poderia estar em qualquer lugar da praça. Os profissionais foram com todo cuidado e de fato tinha uma câmara triangular muito resistente”, contou.

Dentro da câmara eles encontraram diferentes itens: um vidro que já estava deteriorado, papéis e um jornal dobrado. “Foi emocionante isso ter caído em nossas mãos. Foi maravilhoso ter esse privilégio”, contou.

Uma comissão vai avaliar a importância histórica dos objetos e uma nova cápsula deve ser enterrada com documentos de 2015, como forma de deixar lembranças para as próximas gerações.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário