Falta de iluminação pública preocupa moradores de Ibaté e São Carlos

Falta de iluminação pública preocupa moradores de Ibaté e São Carlos

Webmaster 23/04/2015 - 08:00
Escuridão tem mudado a rotina e gerado insegurança nos bairros das cidades.
Reparos não têm prazo para ser concluídos, dizem CPFL e Prefeitura.



A falta de iluminação pública em bairros de Ibaté e São Carlos (SP) têm preocupado os moradores, que se sentem inseguros devido à escuridão. Um dos locais está sem iluminação há mais de oito anos. Eles afirmam que já entraram em contato com a Prefeitura e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), mas nada foi feito. Segundo a CPFL, uma equipe será encaminhada até o bairro Aracy II para realizar o reparo. Já em Ibaté, o problema só será solucionado após uma decisão judicial, de acordo com a Prefeitura.

Dois dos cinco postes na Rua Arsênio de Chico, no bairro São Benedito, estão sem lâmpadas há meses em Ibaté.

A professora Solange Alves contou que a insegurança é um dos maiores problemas, já que na rua há varias árvores que podem servir de esconderijos. "Minha filha, por exemplo, descia da van na esquina e agora a van para na frente de casa porque a gente tem medo dela andar esse percurso, às 23h, sozinha”, lamentou.

O aposentado Antônio Aparecido Fernandez lembrou que a falta de iluminação na rua ajudou na prática de um homicídio há alguns semanas. “No dia que teve o assassinato na lanchonete, o rapaz que atirou deixou o carro aqui nesta escuridão, desceu a pé, matou o cara, subiu e pegou o carro. A gente não viu quem era porque estava escuro”.

No bairro Santa Terezinha, dois dos três postes da Rua Deolindo Milori estão com as lâmpadas queimadas. A empregada doméstica Tânia Chaves reclamou da falta do serviço em frente a casa dela, já que paga a taxa de iluminação pública inclusa na conta de energia elétrica.

Segundo ela, faz três meses que não há luz. “A gente liga no almoxarifado da Prefeitura, que agora é responsável por isso, e além de escutar que não tem equipamento, que não tem mão de obra, temos que esperar a licitação ser aberta. Só que não tem prazo e que tenho que ficar no escuro até a Prefeitura resolver”, contou Tânia.

A dona de casa Ilzi Cardoso teme com a situação. “Tem os jovens que trabalham a noite ou estudam. A minha filha, às vezes, quer ir à sorveteria e tenho medo porque é muito escuro”, disse.

Abaixo-assinado
Em São Carlos, a situação é parecida na Avenida Tetracampeonato, no bairro Aracy II. Segundo os moradores, os postes existem há mais de oito anos, mas a estrutura de iluminação ainda não foi instalada. Eles contaram que já foram feitos vários abaixo-assinados, mas não houve solução.

A estudante Claúdia Araujo tem medo de voltar da escola para casa sozinha. ”Tenho que ligar para a minha mãe e ela precisa sair cansada de casa para me buscar porque a rua fica deserta”, disse.

Reparos
A Prefeitura de Ibaté informou que a CPFL era responsável pela manutenção dos postes de luz, mas foi decidido na Justiça que o município fizesse esse tipo de reparo. No entanto, a administração municipal está com um novo processo, pedindo que a companhia de energia volte a fazer a manutenção. O resultado deve sair sexta feira (24). Caso a Justiça decida que a Prefeitura faça esse tipo de serviço, uma empresa será contratada na próxima semana.

Já a assessoria de imprensa da Prefeitura de São Carlos informou que a manutenção dos postes é de responsabilidade da CPFL. A companhia de energia disse que vai enviar uma equipe até o bairro Cidade Aracy II para fazer os reparos, mas não deu prazo.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário