Policiais militares salvam bebê de 32 dias engasgado com leite materno

Policiais militares salvam bebê de 32 dias engasgado com leite materno

Webmaster 02/04/2015 - 07:59
Responsáveis por 200 km em rondas, eles estavam a metros da criança.
Caso ocorreu no distrito de Ajapi, em Rio Claro, SP, e não deixou sequelas.



Policiais militares de Rio Claro (SP) salvaram a vida de um bebê de 32 dias que havia engasgado com leite materno graças a treinamento e duas coincidências. Um deles passou por situação semelhante com a filha de 1 ano e 4 meses e os dois, que cobrem cerca de 200 km em rondas, estavam a poucos quarteirões da casa da criança. Eles atuam na patrulha rural, responsável pelos cinco distritos do município, e às 17h do último dia 30 estavam justamente nas imediações da residência do pequeno Jhonatta de Oliveira Santos, em Ajapi.

A mãe entrou em contato com a polícia e o atendente começou a orientá-la por telefone. “Já tinha feito tudo o que vinha à cabeça e conseguia colocar em prática 25% do que ele explicava. Eu falava que o Jhonatta não estava voltando e ele ia me dando forças, estava com muita vontade de ajudar”, contou Ana Maria.

Enquanto isso, a ocorrência foi repassada pelo rádio. O cabo Sérgio e o soldado Soares ouviram o chamado e foram ao imóvel. “Ela estava amamentando e o bebê engasgou. Ela ficou nervosa e começou a chacoalhá-lo, e aí ele ingeriu também pelo nariz. Ela ligou no 190 e a gente estava a três quarteirões da residência. Entramos e encontramos o bebê roxinho, no colo”, contou o cabo. “Foi um alívio ver os dois. Quando entraram, entreguei meu bebê para eles. Nem hesitei”, disse Ana Maria.

Sérgio e o parceiro nunca tinham passado por essa situação no trabalho, mas o cabo já tinha visto a filha engasgar com um pedacinho de pão e realizado as manobras para salvamento. “Na formação, a gente recebe orientações sobre como proceder. A prioridade é fazer voltar a respirar. Seguimos o que o protocolo manda, a sucção pela boca e nariz”, disse o cabo. “Depois da 3ª sucção ele começou a chorar”, detalhou Soares.

A dupla entrou em contato com o pronto-socorro do Cervezão e avisou que em breve chegaria com Jhonatta e a mãe. O pai, que tinha ido buscar a filha mais velha na escola, chegou quando todos estavam entrando na viatura e foi também.

“Quando chegamos, a médica e uma equipe de enfermeiras estavam esperando. Ela me disse que, se os policiais não tivessem feito as manobras, meu bebê não chegaria com vida”, relatou Ana Maria. Jhonatta passou por exames e foi liberado.

“Deu tudo normal, graças a Deus. Agora faço questão de elogiar bastante os policiais”, disse a mãe, que nesta quarta-feira (1º) recebeu a visita da dupla e pôde agradecer pelo que aconteceu. “É ótimo ver que ele está bem, é só alegria ouvir ele chorar”, definiu Ana Maria.

“É impossível esquecer. A gente fica muito satisfeito de poder contribuir com a família, não tem como mensurar a felicidade. Foi obra de Deus estarmos tão perto”, disse o soldado. “Em 2015 completo 18 anos na polícia e inúmeras ocorrências me marcaram. Essa foi uma delas. É uma sensação inexplicável ver aquele ser tão frágil e salvá-lo. É muito gratificante. Vai marcar para sempre", resumiu o cabo.

Caso semelhante aconteceu em Descalvado
Um caso semelhante a este aconteceu em Descalvado em Outubro do ano passado, quando os Policiais Soncin e Valdinei protagonizaram um dos momentos mais marcantes na vida dos pais de Davi Julio Ferreira, um bebê de apenas 34 dias de vida, que também havia se engasgou com o leite materno.


Logo do Facebook Deixe seu comentário