Chocolate na Páscoa: saiba quais são os mais nutritivos e quanto consumir

Chocolate na Páscoa: saiba quais são os mais nutritivos e quanto consumir

Webmaster 01/04/2015 - 07:59
Docente da área de nutrição do Senac São Carlos dá dicas de como consumir o doce sem comprometer a saúde

A grande maioria das pessoas descuida da dieta nos períodos de festas e comemorações, e na Páscoa, não é diferente. É difícil resistir à tentação do chocolate, um dos doces preferidos dos brasileiros. A docente da área de nutrição do Senac São Carlos, Valéria Cristina Schneider, explica que o chocolate é considerado um alimento saudável se consumido de forma correta e na quantidade adequada. “Tudo depende do teor de cacau que o produto possui. O cacau possui flavonóides, epicatequinas e ácido galático que tem ação antioxidante e ajuda manter o coração e as células saudáveis. A regra é quanto mais escuro o chocolate, mais flavonóides ele tem, portanto mais saudável. Os ovos de Páscoa de chocolate meio amargo ou amargo estão entre os mais saudáveis, eles possuem alta concentração de cacau, acima de 40 a 70%. Ainda contém pouco açúcar e baixíssima quantidade de manteiga de cacau e quase nada de leite”.

Já o consumo do chocolate branco deve ser moderado. A docente alerta que este tipo é um dos mais calóricos e o mais gorduroso, pois tem em sua composição grande quantidade de manteiga de cacau, açúcar e leite e não possui as sementes do cacau, com as propriedades benéficas. O chocolate ao leite também é considerado um dos mais calóricos por conter em sua composição licor, manteiga de cacau, açúcar, leite, leite em pó e/ou leite condensado, o que faz com que o alimento tenha colesterol e gordura saturada. “O doce conta com 25% de cacau na sua composição e deve ser consumido com muita moderação”.

Antes de fazer a compra do chocolate para a Páscoa, Valéria orienta os consumidores a ler o rótulo dos produtos, atentando-se para a quantidade de gordura e de açúcar. “Verifique a lista de ingredientes e a tabela de informação nutricional nos rótulos. Opte por chocolates com maior teor de cacau e menos açúcar. Prefira os chocolates com menor quantidade de gordura saturada, priorize os de gordura trans. No caso de crianças, os pais devem ainda estar atentos à higiene bucal dos seus filhos. Os altos teores de açúcares presentes nos chocolates contribuem para o surgimento de cáries”, ressalta.

Outro ponto importante é se certificar se os produtos estão armazenados em local fresco e arejado. A embalagem deve estar íntegra, sem furos ou amassada e conter as informações obrigatórias na rotulagem como denominação de venda, data de validade, nome e endereço do fabricante e informação nutricional. “A informação contém glúten é obrigatória por lei. Os consumidores que possuem intolerância/alergia ao glúten ou os celíacos devem ficar atentos”, ressalta.

De acordo com a docente, as opções de ovos de Páscoa e chocolates diet são indicadas apenas para pessoas com diabetes, devido a quantidade de gordura em sua composição, o que os tornam muito calóricos. No caso dos orgânicos, são livres de contaminantes químicos, por serem cultivados com outro sistema de produção estarem ligadas a uma alimentação mais natural e saudável, que otimiza os recursos naturais disponíveis sem agrotóxicos.

Em relação ao consumo, a nutricionista indica até 30 gramas por dia de chocolate amargo para adultos. Para os demais tipos de chocolate, é indicado 13 gramas por dia. Outra dica é consumir o doce após as principais refeições como almoço e/ou jantar, como sobremesa, pois as fibras presentes na alimentação diminuem a velocidade de absorção do açúcar do chocolate. “O consumo excessivo de chocolate pode causar problemas como obesidade, câncer, diabetes, enxaquecas e diarreia”.

Para as crianças, ela recomenda chocolate apenas para as maiores de 2 anos. “Poderá dar gases e um certo desconforto abdominal, além de induzir a formação de cáries e ser alergênico”, comenta. Para crianças de 3 a 5 anos, é indicada a quantidade de 15 gramas, equivalente a um bombom pequeno, duas vezes por semana. De 6 a 9 anos, dois bombons pequenos ou uma fatia de 20g de chocolate, duas vezes por semana; e 10 anos ou mais, dois bombons médios ou uma fatia de 30 g de chocolate, no máximo, três vezes por semana.

Serviço:

Senac São Carlos
Endereço: Rua Episcopal, nº700 – Centro
Informações: www.sp.senac.br/saocarlos ou pelo telefone (16) 2107-1055


Logo do Facebook Deixe seu comentário