Armazenamento incorreto afeta a ação dos medicamentos, alerta conselho

Armazenamento incorreto afeta a ação dos medicamentos, alerta conselho

Webmaster 31/03/2015 - 07:50
CRF de Araraquara explica que itens devem ser protegidos do sol e umidade.
Cuidados valem tanto para consumidores quanto para farmácias e drogarias.



O tempo mais frio pode trazer à tona alergias, aumentando o consumo de alguns remédios. Por isso, é preciso ficar atento ao armazenamento dos frascos e cartelas. Segundo o Conselho Regional de Farmácia em Araraquara (SP), o acondicionamento incorreto pode alterar a ação dos medicamentos no organismo.

A orientação é válida tanto para consumidores quanto para farmácias, que devem seguir uma organização padrão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e proteger as mercadorias do sol, do calor e da umidade.

A maioria dos remédios deve ficar entre 10º C e 30º C e, se a recomendação não for seguida, produtos como o Captopril têm seu princípio alterado. “Pode ocorrer a liberação de radicais livres e degrada até mesmo a ação terapêutica do medicamento, ou seja, ele deixa de ter efeitos”, disse o diretor do conselho, Evandro Lucas Yashuda.
No momento da compra, é preciso verificar esses aspectos e também as condições da caixa - se ela estiver amassada ou rasgada, o produto pode estar comprometido - e a forma de exposição porque empilhar muitas caixas pode estragar os medicamentos.

Em casa
Remédios fazem parte da rotina da comerciante Maria do Carmo. Ela tem pressão alta e problemas na coluna, por isso, toma vários comprimidos e armazena tudo em um pote plástico com tampa para evitar a umidade. E faz questão de guardar as bulas. “Você tem que cuidar porque vai te beneficiar”.

A aposentada Rosa Maria Bernado, de 65 anos, também toma cuidado, principalmente com a validade. “Eu sempre estou olhando o vencimento para não tomar remédio vencido porque pode fazer mal à saúde”.

Logo do Facebook Deixe seu comentário