Santa Casa divulga seu Balanço do ano de 2014

Santa Casa divulga seu Balanço do ano de 2014

Webmaster 30/03/2015 - 17:01
A Provedoria da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado, bem como sua Mesa Administrativa, no claro objetivo de tornarem público e de dar transparência à administração da entidade, divulgaram no início da tarde desta segunda-feira (30) o Balanço Contábil do exercício fiscal do ano de 2014.

Clique aqui e veja o Balanço Financeiro do Exercício Fiscal de 2014.

Intervenção
No segundo semestre de 2014 a Santa Casa passou por uma conturbada intervenção, que se iniciou após a veiculação de uma carta anônima, denunciando supostas irregularidades e desvios na entidade, o que forçou a administração municipal a intervir na entidade, no objetivo nobre de preservar o dinheiro público, porém em meados de fevereiro de 2015, vereadores denunciaram na Câmara Municipal que cheques nominais à entidade haviam sido depositados na conta pessoa do interventor, bem como na conta corrente de uma terceira pessoa.

O Ministério Público está desde o ano passado investigando todas as denúncias, e a própria Câmara Municipal constituiu duas CPIs para também investigarem todas as denuncias que envolvem essa entidade tão sofrida, e necessária para a cidade.

História da Entidade
Para entender a construção da Santa Casa de Descalvado, é preciso voltar mais de um século no tempo no distante ano de 1885. Naquela época, fim do período monárquico, a cidade estava em franco crescimento econômico e possuía vários hotéis, padarias, armazéns, tipografias e fazendas mas não tinha nenhum hospital.

E, para completar o problema na saúde pública, a região de Descalvado sofria com um grave surto de febre amarela. Isso acabou por forçar as autoridades locais a pensarem em uma solução para, principalmente, resolver a necessidade dos mais carentes que não tinham condições financeiras de irem se tratar em outras cidades. Foi ai que surgiu a ideia de criar a Santa Casa de Misericórdia de Descalvado.

Corria o ano de 1891 quando, em terreno doado por Francisco de Paula Carvalho, político e legislador local, começou a construção do magnífico prédio que seria a Santa Casa de Saúde de Descalvado. Conta-se que o mesmo Paula Carvalho, além do terreno doou importante soma em dinheiro para a viabilização da obra. A construção levaria dois anos para ser concluída e a seria inaugurada oficialmente em 4 de novembro de 1895, com a entrada do primeiro doente para fazer tratamento de saúde.

De construção eclética, o prédio tem em sua fachada um pouco da arquitetura neoclássica e até colonial, além de traços de engenharia maçônica. Desde sua construção o prédio tornou-se uma das principais referências arquitetônicas da cidade, cuja importância se mantém até os dias atuais.






























O imóvel da Santa Casa manteve-se sem qualquer alteração estrutural significativa até o início dos anos 1960, quando sua instalações já não comportavam adequadamente o número de pacientes. Foi ai que decidiu-se pela ampliação do imóvel, concluída em 1973. Já no ano de 1982, foi inaugurada a maternidade.
Patrimônio histórico da cidade de Descalvado, o imóvel encontra-se absolutamente preservado e bem cuidado em todos os detalhes. É regularmente pintado e mantém também em sua entrada um jardim impecável. Trata-se de uma das mais belas construções históricas da região.

O curioso ano de 1893 na fachada




























Uma curiosidade da construção que até hoje não tem explicação é o ano de “1893” gravado no frontão da Santa Casa. Não há qualquer referência histórica ao ano nos documentos oficiais. O ano do início da construção é de 1891 e o de inauguração 1895. Alguns pesquisadores da história de Descalvado arriscam dizer que o ano de “1893” deveria ser o ano previsto para a inauguração e que acabou não sendo concluído a tempo.

Com informações http://www.saopauloantiga.com.br/


Logo do Facebook Deixe seu comentário