Descalvado poderá ter Banco Municipal de Voluntários

Descalvado poderá ter Banco Municipal de Voluntários

Webmaster 28/03/2015 - 01:00
Vereador Sebastião José Ricci quer fortalecer o movimento de ajuda a instituições, entidades e associações que necessitem de apoio

O que seria do mundo sem o voluntariado? Essa manifestação de trabalhos e ações está por todo o canto do mundo, numa rotina de doação de trabalho e de amor ao próximo. Basta uma tragédia ocorrer e lá estão os voluntários se movendo e fazendo uma comunidade, uma nação se envolver e ajudar.

Mas nem só de fatos isolados envolvem o voluntariado. Muitas organizações (ONGs), empresas públicas e privadas organizam grupos desse tipo de trabalho em prol de instituições e entidades que necessitam do trabalho da comunidade. É uma forma de aproximar os voluntários das entidades.

Essa proposta chega a Descalvado, por meio da Câmara Municipal. O vereador Sebastião José Ricci (PP) apresentou anteprojeto, na última segunda-feira (23), durante Sessão Ordinária, sugerindo a criação do “Banco de Voluntários de Descalvado”.

A matéria em formato de lei permite a Prefeitura criar um cadastro municipal de pessoas a fim de ser voluntário. O cadastro consta informações como: habilidades, profissão, áreas de interesse e períodos ou dias disponíveis para o desenvolvimento do voluntariado. A lei também permite a Prefeitura manter um cadastro de entidades sem fins lucrativos, organizações não governamentais e governamentais, as quais deverão dispor de espaço físico e dos meios necessários para a realização das atividades voluntárias. São permitidos ainda realização de cursos, palestras e treinamentos aos voluntários cadastrados.

Ricci acredita que a criação dessa lei possa regulamentar uma série de serviços que já ocorrem na cidade e que necessitam da participação da comunidade para ocorrer, independente de religião, independente de religião, fé ou crença.


Logo do Facebook Deixe seu comentário