Renovado convênio com Sindicato Rural para a manutenção do programa "Jovem Agricultor do F

Renovado convênio com Sindicato Rural para a manutenção do programa "Jovem Agricultor do Futuro"

Webmaster 14/03/2015 - 07:40
Na última terça-feira, 10, o prefeito Henrique Fernando do Nascimento e o presidente do Sindicato Rural de Descalvado, Sr. Luís Antonio Fioroni, assinaram o aditivo do convênio celebrado entre o município e a associação, para a manutenção do programa "Jovem Agricultor do Futuro".

A princípio, o convênio foi assinado em 2011, instituindo o programa "Jovem Aprendiz Rural", desenvolvido pelo Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e que posteriormente foi renomeado. É destinado a adolescentes de 14 a 17 anos e 11 meses, matriculados na rede municipal de ensino e na escola “José Ferreira da Silva”, que pertence à rede estadual. Fazem parte do seu conteúdo 600 horas/aulas, durante 150 dias, de segunda às sextas-feiras, em que os alunos, no contraturno de estudo, têm aulas teóricas, incluindo noções de cidadania, e práticas da lida rural como cuidados com pequenos animais, formação de hortas, recuperação de áreas degradadas e plantio de árvores frutíferas.

É o Senar quem financia e treina os instrutores do programa e oferece todo o material didático para os alunos. O Sindicato Rural seleciona os participantes, com bases em critérios como parentesco de produtores rurais e situações de desemprego, por exemplo, administra e acompanha o andamento do curso. A Prefeitura de Descalvado oferece locomoção, equipamentos audiovisuais e ainda ferramentas e equipamentos agrícolas para as aulas práticas. Já a empresa Evialis, do ramo de nutrição animal, fornece a alimentação dos animais a serem estudados.

As demais parcerias resultam em colocação no mercado de trabalho desses jovens, como é o caso da Unicastelo que oferece anualmente três vagas de aprendizes, os quais são agraciados com bolsas de estudo. Para a Unicastelo, o programa serve ainda como extensão das pesquisas realizadas pelo Mestrado em Produção Animal e para o cumprimento de sua missão social, interagindo junto à sociedade local.

Para o presidente do Sindicato Rural, o programa é de extrema relevância para os jovens, pois tem atuação direta na formação de seu caráter: “o Jovem Aprendiz Rural é uma ação de extrema relevância, porque mexe com o caráter desses adolescentes numa fase difícil, tanto para eles quanto para as suas famílias. O programa representa ainda o pontapé inicial na vida profissional dos participantes”, destaca sr. Luís Fioroni.

Para o prefeito Henrique, essa é mais uma parceria que faz toda a diferença na realidade dos jovens descalvadenses. “Os jovens beneficiados pelo programa, além da capacitação, recebem ensinamentos que irão permanecer por toda a sua vida. É muito gratificante para o Poder Público, manter parcerias tão realizadoras, transformadoras, como esta com o Sindicato Rural e o Senar”, disse.


Logo do Facebook Deixe seu comentário