Argeu fala da importância dos “Cuidadores de Idosos”

Argeu fala da importância dos “Cuidadores de Idosos”

Webmaster 13/03/2015 - 13:00
Propositura quer curso municipal gratuito para a formação desses profissionais

Reiterando uma propositura do ano passado, o vereador Argeu Reschini (PROS) indica às secretarias de Educação e Saúde em parceria com a Universidade Camilo Castelo Branco – UNICASTELO, a disponibilidade de montar um curso de capacitação para “Cuidador de Idoso” em Descalvado.

A sugestão é um curso que capacite pessoas para cuidar de idosos com ou sem limitações, para as atividades da vida diária (AVD) e atividades instrumentais da vida diária (AVDI), identificando suas necessidades e expectativas em relação a vários aspectos da vida cotidiana, respeitando sua individualidade, incentivando sua autonomia e independência e estimulando sua capacidade funcional para garantir-lhes qualidade de vida.

Hoje em dia, segundo dados atualizados do IBGE, estima-se que a expectativa de vida de quem nasceu em 2013 será de 74,8 anos. Nesse sentido, nos últimos anos, o cuidador de idoso tem ganhado cada vez mais espaço e prestígio no mercado de trabalho. Porém, a demanda de profissionais qualificados ainda é pequena. “A maioria das pessoas que se dedicam a função são pessoas que já trabalhavam com serviço doméstico, ou enfermeiros, devido aos cuidados de saúde exigidos em muitos casos”, explicou o vereador.

Caso a Prefeitura invista nessa capacitação, o vereador quer a garantia de que o curso seja gratuito para atingir também o cunho de novas oportunidades de emprego.


Logo do Facebook Deixe seu comentário