Santa Casa de São Carlos e UFSCar assinam convênio para Internato Médico dos estudantes de Medicina

Santa Casa de São Carlos e UFSCar assinam convênio para Internato Médico dos estudantes de Medicina

Webmaster 06/02/2015 - 06:50
O programa faz parte do Departamento de Ensino do hospital; serão 80 alunos e aproximadamente 30 médicos preceptores

A Santa Casa de São Carlos e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) assinam convênio para que o hospital assuma inteiramente o Internato Médico dos alunos do 5º e 6º anos do curso de Medicina, nas especialidades de Ginecologia e Obstetrícia, Clinica Cirúrgica, Clínica Médica e Pediatria.

A solenidade marca a ampliação da parceria entre Santa Casa e Universidade como também consolida o Departamento de Ensino do hospital que abrange a Residência Médica, nas especialidades de Cirurgia Geral, Clínica Médica, Pediatria, Ortopedia e Cancerologia, além dos estágios para estudantes de Farmácia e Enfermagem.
A solenidade de assinatura do convênio ocorrerá na amanhã, 06, às 10h30 com a presença do reitor da UFSCar, Targino de Araújo Filho e o provedor da Santa Casa, Antônio Valério Morillas Júnior.

O Internato Médico receberá cerca de 80 alunos da UFSCar, que receberão orientações de aproximadamente 30 médicos preceptores, que atuam como professor. A Santa Casa já instalou quatro salas de aulas equipadas com retroprojetor, computador e câmeras ligadas ao centro cirúrgico para vídeo-aulas. Com a estrutura montada pelo hospital os alunos não precisaram mais viajar para outras cidades para cursar o Internato.

Na concepção do provedor da Santa Casa o convênio sela uma parceria profícua entre as instituições. “O Departamento de Ensino iniciou com a construção da parceria entre a Santa Casa e UFSCar através do Internato Médico ainda em 2014, de forma tímida, apenas com alunos atuando na Pediatria. O sucesso desse programa abriu caminho para ampliarmos para outras áreas. O convênio ratifica as perspectivas traçadas pela Mesa Administrativa do hospital na criação de um departamento que irá auxiliar na formação de novos médicos e transformar o hospital em um centro de pesquisa”, relatou.

Para o coordenador do Departamento de Ensino da Santa Casa, o médico Carlos Ficher de Toledo a inserção do Internato Médico fará com que o hospital se torne um centro de ensino aos estudantes.

Na avaliação da coordenadora do curso de Medicina, Flávia Gomes Pileggi Gonçalves, o cenário da Santa Casa é muito importante para a formação dos alunos de Medicina da UFSCar, já que oferece muitos recursos, que vão agregar conhecimento e experiência ao médico em formação. “Outro ponto importante nesse convênio e oferecer ao alunos a vivência do sistema de saúde da cidade onde eles cursam medicina. O que até o ano passado não era possível na integra, já que os alunos tinham de viajar para outras cidades para cursar o Internato Médico”, relatou a coordenadora.

O coordenador da Pediatria da Santa Casa, o médico José Jorge Neto relatou que o Internato ocorrido em 2014 dentro da Pediatria serviu como um piloto para que outras especialidades fossem agregadas ao programa. “A experiência mostrou que os alunos dentro da Santa Casa, como também atendendo na Rede Pública de Saúde, agiliza o atendimento. São mais médicos na atenção à saúde. Esse processo traz ganho significativo para a sociedade e também para o hospital e claro os alunos que poderão vivenciar o cotidiano da de uma instituição de saúde da grandeza da Santa Casa de São Carlos”.

“O Internato faz parte do currículo do Curso de Medicina, nos últimos dois anos, quando os alunos desempenham a função de médico supervisionados por um médico formado do Corpo Clínico da Santa Casa”, explicou o vice coordenador da Pediatria, André Giusti.

“O UFSCar nos dá um selo de excelência. Ter a Santa Casa aliada à Universidade Federal valoriza o programa de internato e credencia simultaneamente, o recém-criado Departamento de Educação do hospital”, afirmou o diretor Superintendente da Santa Casa, Gilberto Brina.


Logo do Facebook Deixe seu comentário