Prefeitura e UNIMED assinam contrato para oferta de plano de saúde ao funcionalismo

Prefeitura e UNIMED assinam contrato para oferta de plano de saúde ao funcionalismo

Webmaster 06/02/2015 - 04:57
Na tarde da última quarta-feira, 04, chegou ao fim um impasse vivenciado pelo funcionalismo municipal, e que já perdurava por vários anos. Com a presença do prefeito Henrique Fernando do Nascimento (PMDB), do presidente da UNIMED São Carlos, Tiago Pichutte Medeiros, do vereador Rubens Algarte de Rezende (PSDB) e demais membros da administração pública e da empresa, foi assinado o contrato entre a Prefeitura de Descalvado e a operadora de plano de saúde, para a disponibilidade de cobertura assistencial médico-ambulatorial e hospitalar aos servidores e seus familiares.

A assinatura se deu na sala de reuniões do Paço Municipal, onde foram esclarecidos por ambas as partes todos os procedimentos desse contrato, bem como os benefícios que os funcionários passam a ter, caso façam a adesão do referido plano de saúde. A Unimed São Carlos foi a empresa vencedora do pregão presencial 075/2013 que se realizou no dia 30 de dezembro do ano passado. O trâmite licitatório teve recurso impetrado pela empresa concorrente, o qual acabou sendo julgado improcedente.

Apesar de ser uma rotina administrativa – a assinatura de um contrato com o serviço público -, a definição de um plano de saúde, agora, dentro da legalidade que exigem as leis vigentes principalmente na administração pública, foi bastante comemorada, já que esta era uma situação que vinha se arrastando há um bom tempo em prejuízo do funcionalismo público, onde muitos tiveram atendimento negado, outros nem acesso a planopuderam ter.

“Fico satisfeito em poder cumprir com uma das prioridades da minha administração, que era resolver a questão do plano de saúde para o servidor público. Trata-se de um direito do nosso funcionário, para o qual em razão das circunstâncias, teve por vezes atendimento médico negado. Eu agradeço a toda minha equipe, Secretaria de Administração, de Saúde, do setor de licitações e compras, como um todo, porque se mobilizaram para que hoje, definitivamente, pudéssemos resolver esta questão para o funcionalismo. À Unimed eu desejo boas vindas e que ela possa destinar aos servidores, o atendimento adequado e humanizado que pleiteamos”, declarou o prefeito Henrique durante a assinatura.

O presidente da UNIMED São Carlos, Thiago P. Medeiros, também se pronunciou e destacou a satisfação da operadora de planos de saúde, em se instalar de uma maneira mais ampla em Descalvado, e assim poder atender com toda a estrutura, os novos usuários.

Apresentação, migração de carteira e atendimento do servidor
Desde o princípio, por determinação do prefeito Henrique, o processo licitatório e todas as demais fases que antecederam a assinatura do contrato com a UNIMED, tiveram total atenção por parte das Secretarias envolvidas, desde a confecção do edital de licitação – que ampliou a oferta de serviços -, à apresentação do novo plano para os funcionários.

Concomitante à assinatura do contrato, houve reunião com diretorias e chefias para a apresentação do novo plano de saúde, suas condições, valores e vantagens. Todas as dúvidas foram sanadas em encontro realizado entre membros da Prefeitura e representantes da UNIMED.

De toda essa atenção e cautela, foi definido que os trabalhadores que possuíam o plano de saúde anterior, passariam a ser atendimentos imediatamente pela nova empresa, sem prejuízo ou interrupção no atendimento, isso em consultórios médicos conveniados com a UNIMED ou ainda no hospital particular da operadora, localizado na vizinha cidade de São Carlos.

A transição de planos teve início já no dia seguinte à assinatura do contrato, com recepção e atendimento dos servidores no Anfiteatro da Prefeitura, com exceção dos funcionários da Secretaria de Saúde e Educação, que estão sendo atendidos no salão social da SEEC.

Ficou definido que os funcionários que fizerem a sua adesão até o dia 15 de fevereiro, terão atendimento médico garantido por todo o mês de fevereiro. E mais: aos que aderirem do período de 02 de fevereiro à 02 de março, não terão carência em seus planos.

Aqueles que fizerem a adesão a partir do dia 16 de fevereiro, passam a ter direito aos benefícios do plano a partir do dia 1º de março. Com relação aos funcionários que não possuíam plano de saúde, foi previsto e garantido a eles que terão o prazo até o dia 02 de março para a adesão, também livres de carência.

Sobre o novo plano e seus benefícios
Conforme consta do edital, a administração municipal se preocupou em ampliar e melhorar os benefícios que serão oferecidos pela UNIMED, aumentando coberturas e vislumbrando um atendimento qualificado para os funcionários e familiares que, segundo levantamento poderá chegar a 2.940 vidas (entre servidores, cônjuges e familiares).

Como citado acima, foi ampliada a oferta de coberturas, como por exemplo, consultas com psicólogos, nutricionistas, dentre várias outras especialidades. Um diferencial deste plano que está sendo ofertado ao funcionalismo é a disponibilidade dos atendimentos serem feitos nos consultórios dos médicos conveniados, aqui em Descalvado.

Também constituiobjeto integrante, assistência para cirurgias cardíacas, tratamento em quimioterapia e radioterapia,diálise peritoneal – CAPD e Hemodiálise, transplantes de rim e córnea, Internações psiquiátricas eremoção terrestre em UTI Móvel nos casos de urgência e emergência Inter-hospitalar e ambulância tradicional mediante solicitação médica, bem como transporte aéreo, a pedido do médico responsável.

A UNIMED já locou o imóvel localizado à Avenida Guerino Oswaldo, nº 617 (próximo à antiga Zula), onde, futuramente deve montar o seu ambulatório no município.

Sobre a UNIMED
De acordo com sua assessoria de imprensa, Unimed é o maior sistema cooperativista de trabalho médico do mundo e também a maior rede de assistência médica do Brasil, presente em 83% do território nacional. O Sistema nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP) pelo Dr. Edmundo Castilho, em 1967, e hoje é composto por 352 cooperativas médicas, que prestam assistência para mais de 20 milhões de clientes em todo País.

Clientes Unimed contam com mais de 110 mil médicos ativos, 107 hospitais próprios e 11 hospitais-dia, além de pronto-atendimentos, laboratórios, ambulâncias e hospitais credenciados para garantir qualidade na assistênciamédica, hospitalar e de diagnóstico complementar oferecidos.


Logo do Facebook Deixe seu comentário