Santa Cruz das Palmeiras: Descarga de raio atinge adolescente

Santa Cruz das Palmeiras: Descarga de raio atinge adolescente

Webmaster 04/02/2015 - 12:50
Um adolescente de 17 anos, foi atingido por uma descarga de um raio na noite de domingo (1), em Santa Cruz das Palmeiras-SP. O acidente aconteceu por volta das 22h, na Avenida do Café, no centro da cidade. O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foi chamado e prestou os primeiros atendimentos no local. O adolescente foi encaminhado ao Pronto Socorro da cidade, onde foi medicado e liberado.

Segundo informações da família, na hora da chuva o adolescente ouviu o cão latir e foi para o quintal ver o que estava acontecendo. Quando estava saindo pela porta que dá acesso ao quintal, o adolescente que estava descalço recebeu a descarga elétrica vinda de um raio que caiu próximo a sua residência. Alguns aparelhos eletrônicos e lâmpadas da residência, também ficaram danificados.


Segundo o adolescente, a alguns anos atrás ele já teria recebido uma descarga elétrica de um raio quando estava debaixo de uma construção. As informações é que na mesma noite pelo menos três raios caíram próximos à cidade.

Como evitar ser atingido
Segundo o Corpo de Bombeiros, algumas dicas podem evitar que uma pessoa seja atingida por um raio.

1. Não ande em topos de morros e campo aberto, incluindo campos de futebol, quadras e parques durante as chuvas.

2. Evite piscinas. Tecnicamente, é difícil que alguém seja atingido por um raio dentro da piscina, mas as instalações elétricas que normalmente estão a sua volta podem causar descarga elétrica.

3. Não procure abrigo em construções, porque há ferros expostos que se tornam pára-raios e podem dissipar a energia acumulada.

4. Evite o uso de aparelhos elétricos quando estiver chovendo (ferro, secador de cabelo, chuveiro, televisão), telefone ou celular se tiverem conectados a uma fiação.

5. O melhor abrigo contra raios é o carro, porque os pneus isolam a descarga elétrica e a carroceria ajuda a dissipar a descarga elétrica.

6. Procure abrigo em prédios ou casa, de preferência que tenham pára-raios ou em abrigos subterrâneos, como metrô e túneis se possível.

7. Não empine pipas durante temporais.

8. Em hipótese alguma se abrigue em celeiros ou cabanas.

9. Nunca ande descalço em locais molhados ao perceber um temporal.

10. Evite ficar perto de tomadas e aparelhos elétricos, mesmo estando desligados.

11. Permaneça dentro de sua casa até a tempestade passar.

Ainda segundo os Bombeiros, os raios podem chegar ao solo a até 15 km de distância do local da chuva.

As vítimas de raios precisam de Atendimento Médico urgente, especialmente em caso de parada cardiorrespiratória.


Fonte: http://tvsuperativa.com.br/

Logo do Facebook Deixe seu comentário