Sem local, atendimento do Caps fica comprometido e é feito em gabinete

Sem local, atendimento do Caps fica comprometido e é feito em gabinete

Webmaster 02/02/2015 - 07:34
Segundo moradores, um dos pacientes já tentou suicídio e faltam remédios.
Secretário de Saúde diz que haverá um prédio definitivo "nos próximos dias".


O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Descalvado (SP) está desativado e o que sobrou dos atendimentos foi concentrado na sala do secretário de Saúde. A denúncia foi feita por moradores que pedem um novo prédio para o acolhimento dos pacientes. Sem os cuidados diários, um deles tentou suicídio e outros estão sem tomar medicamentos por falta de supervisão ou mesmo das substâncias. De acordo com os denunciantes, remédios como rivotril, haldol e paroxetina estão em falta e isso também prejudica significativamente os tratamentos. Ao G1, o secretário de Saúde negou a falta dos medicamentos, apesar de afirmar que houve problema com um fornecedor, e confirmou que, nos últimos dias, o atendimento está sendo realizado em seu gabinete.

O prédio original, localizado na Rua Coronel Rafael Tobias e entregue em setembro de 2011, apresentou problemas estruturais e infiltração. Por conta disso, no início de novembro de 2014, as consultas foram transferidas para o antigo Sesi. O local estava fechado para reforma e foram cedidas três salas, mas, com o passar do tempo e a proximidade do início do ano escolar, a convivência com a obra ficou mais difícil.

“A psicoterapeuta estava atendendo e entrou um pintor. Ficaram no meio da tinta”, relatou uma moradora. Diante da situação, em janeiro, os funcionários do Caps optaram por transferir as consultas para a secretaria de Saúde e interromperam de vez o atendimento a pacientes que passavam o dia todo no Centro. “Eles não podem passar o dia no Caps porque não tem Caps. A Prefeitura fala que está procurando um imóvel, mas até agora não houve nenhuma solução. É um total descaso com pessoas carentes que não podem ficar sozinhas”, desabafou outro cidadão.

Segundo o vereador Guto Cavalcante, o assunto será tema da sessão desta segunda-feira (2), a primeira de 2015. “A Secretaria de Educação precisava do prédio e não há previsão de quando um novo espaço será alugado. As consultas estão sendo realizadas na Secretaria de Saúde e a gente quer que resolvam a situação. A Câmara volta na segunda e vamos questionar, cobrar a Prefeitura”.

Prefeitura
Por e-mail, o secretário de Saúde Edmilson Barbato informou que as rachaduras e infiltrações no antigo prédio prejudicavam o atendimento e colocavam em risco a vida dos pacientes. "O atendimento passou a ser feito no prédio que irá abrigar a nova escola técnica, que terá as aulas iniciadas na próxima semana, razão pela qual o atendimento passou a ser feito na minha própria sala no prédio da Prefeitura nesses últimos dias", escreveu.

Questionado sobre onde os pacientes estavam passando o dia, ele respondeu que eles receberam o atendimento de psicólogas em suas residências. "Se houvesse, nesse curto período, a necessidade de um trabalho mais específico, eles seriam encaminhados para o psiquiatra, proporcionando um atendimento adequado e dentro das necessidades e protocolos da secretaria".

Ele afirmou ainda que o Caps terá um prédio definitivo "nos próximos dias", mas não deu uma data. "Descalvado é uma cidade pequena, dispondo de poucos imóveis ideais para locação. A identificação de um novo prédio para o atendimento dos pacientes do Caps é baseada em critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que precisam ser respeitados. Além disso, por se tratar de recurso público, a administração solicita que uma comissão de avaliação julgue se o valor do aluguel corresponde ao de mercado, o que também demandou um certo tempo".

Barbato negou a falta de medicamentos, mas disse que houve um caso em que o fornecedor teve problemas de logística e que a situação está "praticamente" regularizada.

Fonte: G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário