Sinal de alerta: Descalvado registra seis casos positivos de dengue

Sinal de alerta: Descalvado registra seis casos positivos de dengue

Webmaster 31/01/2015 - 22:37
Índice de Breteau do município está acima do indicado pela Organização Mundial da Saúde

Com a confirmação de pelo menos seis casos de dengue até a quinta-feira (29), o município encontra-se em estado de alerta contra a doença. Já são 18 notificações neste mês de janeiro, dos quais três tiveram resultado negativo e nove exames aguardam resultados.

De acordo com a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica Maria de Lourdes Santana, e o chefe do setor de Controle de Vetores, Silvio D. Franceschini, a preocupação se dá pelo fato de que 50% dos casos confirmados até agora são autóctones, ou seja, contraídos no município. “Significa dizer que temos a larva e o inseto infectado pela doença aqui no nosso município”, ressaltou a enfermeira.

A ocorrência dos casos confirmados e que tiveram transmissão na cidade se deu no bairro de Santa Cruz das Almas que, nesta semana já recebeu a nebulização - procedimento em que éborrifado o veneno que combate o Aedes Aegypti. Ele elimina a possibilidade de que o vetor (hospedeiro intermediário) do vírus pique uma pessoa infectada em outras localidades e transmita para outra saudável no município, evitando o contágio e uma possível epidemia.

Outro fator de alerta quanto à dengue em Descalvado é o Índice de Breteau atingido este ano. Calculado entre os dias 05 a 15 de janeiro, ele chegou a 5.9, quando o recomendado pela Organização Mundial da Saúde é abaixo de 1.

“O índice de Breteau é um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrada nas habitações humanas pela quantidade de total vistoriada. É utilizado no Brasil para a determinação de infestação do mosquito da dengue. Com um índice de 5,9, podemos afirmar que a infestação está ocorrendo e que, além da Secretaria de Saúde fazer o seu papel, a população precisa colaborar”, alertou Silvio.
Mesmo antes da confirmação dos casos de dengue, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, já vinha promovendo uma mobilização de vários setores públicos visando o desencadeamento de ações, para a prevenção da dengue.

No último dia 22,reuniram-serepresentantes de vários setores da administração municipal para traçarem metas e buscarem junto da população, medidas de prevenção da doença, até porque Descalvado encontra-se num cinturão de cidades que vivenciam situação de epidemia da doença.

Além das ações como mutirões de limpeza, trabalho casa a casa feito tanto pelas agentes de saúde quanto pela própria equipe de controle de vetores, uma comissão responsável pela questão da dengue em Descalvado, também fará monitoramento em segmentos públicos eprivados, como escolas, farmácias, empresas, entre outros.

“A Secretaria de Saúde está atenta quanto a questão da dengue. Por exemplo, conseguimos reduzir o número da doença nos últimos meses de 2014; porém, apesar do intenso trabalho realizado, os casos positivos começam a surgir. Já programamos o arrastão de limpeza para o mês de fevereiro e toda a equipe está intensificando as visitas in loco. Mas a participação e colaboração da população é imprescindível nessa luta contra o mosquito Aedes Aegypti”, salientou Edmilson Barbatto, Secretário Municipal da Saúde.


“Mea culpa”

Verdade seja dita, parte da culpa desses casos de dengue é do próprio governo, pois a cidade está totalmente abandonada, com lixo “vertendo” por todas as ruas de Descalvado. Existem bairros, como por exemplo, o Morada do Sol, o Ipê e o Tamanduá que carecem de uma limpeza imediata, porém a Secretaria de Desenvolvimento, Planejamento, Obras e Serviços Públicos vem se mostrando completamente ineficaz para a realização desse trabalho.

Logo do Facebook Deixe seu comentário