Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos busca doadores para suprir déficit de bolsas sanguíneas

Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos busca doadores para suprir déficit de bolsas sanguíneas

Webmaster 08/01/2015 - 18:17
Queda no número de doadores nos últimos três meses provoca saldo negativo de 13,6% na coleta de bolsas sanguíneas

O Banco de Sangue da Santa Casa de São Carlos lança campanha de captação de doadores de sangue, diante do baixo estoque de bolsas sanguíneas. O último trimestre de 2014 foram feitas 1.943 doações e a meta da instituição era atingir 2.250 bolsas sanguíneas. A queda nas doações gerou um déficit no período de 13,6%.

Das 1.943 coletas, apenas 1.169 foi validada. O restante acabou sendo descartado por existir restrição que impedem a doação, o que amplia a déficit no Banco de Sangue para 48% diante da meta estabelecida.

Em 2014, perto de 8 mil pessoas doam sangue na instituição e aproximadamente 11,6 mil pacientes foram beneficiados pelas doações. Mais da metade do sangue coletado atende aos pacientes submetidos a cirurgias no hospital. O Banco de Sangue de São Carlos atende a uma região de aproximadamente cinco municípios e uma população estimada em 390 mil habitantes.

“Nós somos o único Banco de Sangue da cidade e atendemos os hospitais da região, além de órgão de saúde de São Carlos. Com o estoque baixo fica comprometido o atendimento a outras instituições de saúde”, relatou Cesar José Creste Martins da Costa, gerente do Banco de sangue da Santa Casa.

Toda pessoa saudável com idade entre 16 e 67 anos e com mais de 50 quilos pode ser doadora. As pessoas entre 16 e 18 anos necessitam da presença dos pais ou responsável para efetivar a doação. Para doar sangue, a pessoa não deve ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da doação.

É importante ressaltar que o doador deve apresentar documento oficial de identidade com foto no ato da doação. Os documentos aceitos são: Carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe.

Parceria
A Santa Casa Misericórdia São Carlos estabeleceu parceria com o estacionamento Paraki, localizado na Rua Paulino Botelho de Abreu Sampaio, 672 (na frente da Santa Casa), para a utilização gratuita do estacionamento pelos doadores de sangue do Banco de Sangue da Santa Casa.

As pessoas poderão estacionar durante o período da doação, basta que levem o comprovante do estacionamento a recepção do Banco de Sangue, o qual será carimbado e certificando a isenção da taxa a ser paga pelo tempo do procedimento.

O horário de funcionamento do Banco de Sangue é das 07h30 às 12h, de segunda-feira a sábado. Vale reforçar que o setor trabalha com coleta agendada de sangue no período da tarde. O doador liga definindo o horário mais adequado para fazer a doação. O estacionamento gratuito também está garantido no período da tarde.

Outras informações pertinentes a doação podem ser adquiridas pelo telefone 3509 1230.


Logo do Facebook Deixe seu comentário