Chegada do verão requer cuidados com o pet

Chegada do verão requer cuidados com o pet

Webmaster 22/12/2014 - 07:59
Passeios ao ar livre, viagens e diversão podem ser incluídos no dia a dia do animal, porém, com restrições.


A chegada do verão é convidativa para passeios ao ar livre, viagens e diversão em família. Porém, as altas temperaturas, ao mesmo tempo em que motivam a sair de casa, também podem causar sofrimento aos dos bichos de estimação, que sofrem mais nesta época do ano.

Segundo o veterinário Juliano Henrique Vieira Tojal, supervisor clínico do Hospital Veterinário do Centro Universitário Anhanguera de Leme,assim como os humanos, o animal também sofre muito no verão, por isso é importante escolher os horários mais frescos do dia para passear com o seu bicho.

“É importante não passear com o animal nos horários de maior incidência do calor – durante a manhã ou no final da tarde. Nós, humanos, possuímos em nosso organismo um mecanismo de controle de temperatura corpórea, o que elimina o calor através do suor, mas isso não acontece com os animais. Para baixar sua temperatura corpórea, ele aumenta sua frequência respiratória, caso contrário, pode ter dificuldade respiratória, chegando ao óbito”, explica Juliano.

O veterinário ressalta que, nesta época do ano, os cuidados com os animais devem ser redobrados: manter o ambiente higienizado, ter água fresca, deixar as vacinas e vermífugos atualizados e aumentar a frequência dos banhos, dependendo da espécie. Durante o banho, é imprescindível proteger as orelhas, usar um shampoo específico para a raça e cuidar da temperatura da água.

Viagens

Durante as férias é normal as famílias quererem levar o pet, mas para que a viagem seja tranquila e confortável para todos, é fundamental que o bicho de estimação esteja regularmente vacinado. Além disso, os donos precisam providenciar um atestado de sanidade animal, que pode ser solicitado ao veterinário.

“O animal deve ser transportado em uma caixa de transporte específica para a espécie e de tamanho adequado ou com cinto de segurança para animais, que pode ser adquirido em lojas especializadas para animais. No caminho são necessárias paradas a cada duas horas para que o animal possa beber água, caminhar e fazer suas necessidades fisiológicas”, reforça Juliano.

Antes de sair, o veterinário sugere fazer uma lista com os cuidados necessários para que a família e o animal possam aproveitar as férias de verão de forma tranquila e saudável. “Os donos não podem esquecer: carteirinha de vacinação; não deixar o animal na areia da praia, pois pode contrair doenças e, caso seja necessário a contratação de um serviço de hotelzinho, deve-se solicitar uma visita para conhecer as instalações, o protocolo de trabalho do local, os funcionários, perguntar sobre a presença ou visita de um médico veterinário, se os animais entram vacinados e vermifugados e como é o contato entre os animais (animais de comportamento indócil podem causar acidentes nos outros)”.

http://www.portallemenews.com.br/

Logo do Facebook Deixe seu comentário