Mesmo com poucos participantes, manifestação popular seguiu de forma pacífica; Prefeito He

Mesmo com poucos participantes, manifestação popular seguiu de forma pacífica; Prefeito Henrique diz que ações serão tomadas a partir de 2015

Webmaster 13/12/2014 - 09:02
Na última segunda-feira (08) ocorreu em Descalvado uma manifestação popular intitulada #ReageDescalvado, que possuía como objetivo reivindicar melhorias junto a administração municipal. A manifestação, conforme anunciado, iniciou-se defronte a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Belém e teve seu término na Câmara Municipal.

Com a participação de aproximadamente 90 pessoas, número bastante inferior que o previsto pela própria equipe de organização [conforme depoimento dado na tribuna da Câmara por um dos organizadores], os manifestantes saíram da área central da cidade, fazendo uso da Rua Cel. Arthur Whitaker, dirigindo-se à Casa da Democracia, onde entregariam ao Presidente da Câmara um documento, contendo todas as reinvindicações que o grupo anseia para Descalvado.

A manifestação popular foi ordeira e pacífica, e em determinados momentos podia-se ouvir gritos de ordem, clamando por melhorias em Descalvado e, dentre as reivindicações existentes no documento entregue aos vereadores, estavam os pedidos de Fim da Intervenção junto a Santa Casa, pagamento de salários aos médicos do pronto socorro e dos postos de saúde, falta de medicamentos, implantação da Guarda Civil Municipal, retorno do Café Solidário, pagamento do auxílio transporte aos alunos que estudam fora de Descalvado, transparência na administração, reajuste de salários das monitoras de creches, manutenção da frota municipal, liberação do ginásio de esportes, geração de emprego, entre outros.

Com a permissão dos vereadores, membros que compunham a equipe organizadora da manifestação fizeram uso da tribuna da Câmara, para expor suas reivindicações, as quais foram feitas sem algazarra ou hostilidade. Inicialmente uma das moderadoras de um grupo de discussão político das redes sociais [Descalvado Política], Flávia Cambi, leu uma carta contendo as reinvindicações da manifestação, que ao término foi entregue ao presidente da casa, após essa leitura mais cinco pessoas fizeram uso da tribuna para expor seus questionamentos, sendo elas Roberta Valtorte, Jussara Zaffalon, Daniel Bertini, Wilson Gallo e Daniel Malagoli.

Diante disso o Descalvado Agora procurou o Prefeito de Descalvado, Henrique Fernando do Nascimento, o qual nos concedeu uma entrevista relacionada ao assunto.

Descalvado Agora: Henrique, na última segunda-feira aconteceu uma manifestação intitulada #ReageDescalvado pedindo melhorias em serviços públicos, o que você achou dessa manifestação?

Prefeito Henrique:
Primeiramente Rodrigo, gostaria de deixar um grande abraço a todas as pessoas que participaram dessa manifestação, pois diferente do que muita gente pode pensar, sou completamente a favor de que a população participe em qualquer governo, seja ele federal, estadual ou municipal, pois a participação popular ajuda o governante com novas ideias, nos dá novas informações que, talvez, devido a rotina diária não estejamos vendo. Mais uma vez quero agradecer aos manifestantes por darem uma clara demonstração que vivemos em um país democrático, onde todas as vozes precisam ser ouvidas.

DA: Prefeito, dentre as solicitações, há o pedido de término da intervenção na Santa Casa, ela vai mesmo terminar em 31 de dezembro? Porque ela ocorreu? O que se apurou?

Henrique:
Assumi o cargo de Prefeito em janeiro deste ano, como todos sabem disso, e desde que assumi minha equipe de governo salientava para o fato de que os gastos com a saúde estavam acima da média regional. Estou ciente que Descalvado possui um número bem maior de Unidades Básicas de Saúde do que outras cidades como Porto Ferreira, mas mesmo assim, entendo que um bom administrador tem que ser responsável com os gastos públicos, então começamos a estudar uma maneira de reduzir esse custo, claro que sem prejudicar a qualidade no atendimento, porém no decorrer do ano, algumas cartas anônimas que recebemos davam conta de possíveis, vejam bem, estou dizendo possíveis irregularidades na Santa Casa, e como Prefeito, responsável pelo dinheiro público, não podia fechar os olhos para isso, sendo assim, minha equipe de governo e eu entendemos que a intervenção foi a última forma de investigar as denúncias, já que havíamos tentado de outras maneiras, mas sem resultado.

Quero frisar a todos que a intervenção na Santa Casa irá terminar no dia 31 de dezembro, e desde já estamos iniciando as tratativas para que a mesa administrativa da Santa Casa reassuma o controle administrativo da entidade, tudo de forma clara e transparente, inclusive com a participação do próprio Ministério Público nisso.


DA: E quanto ao pagamento dos salários dos médicos do Pronto Socorro e dos postos de saúde?

Henrique:
Já determinei a meu Secretário de Finanças, Geraldo Aparecido de Campos que proceda imediatamente com o pagamento de tudo que estiver em atraso, mesmo porque, segundo ele, estamos rigorosamente em dia com os repasses de subvenções para a Santa Casa, há sim valores em atraso para com a Associação da Santa Casa, mas mesmo assim já determinei a ele que proceda com o pagamento o quanto antes.

DA: E quanto a Guarda Civil Municipal Prefeito?

Henrique:
A Guarda Civil Municipal é algo que eu anseio muito em colocar para funcionar, pois enquanto vereador, também cobrei isso dos governantes que por aqui passaram, porém quem olha de fora tem uma visão um pouco diferente da realidade, pois existem leis federais que precisam ser respeitadas, com por exemplo a Lei de Responsabilidade Fiscal, infelizmente devido a uma queda de arrecadação, o porcentual de gastos com a folha de pagamento está em um patamar que me impede contratar os Guardas Civis, caso o concurso tivesse sido concluído, porém já determinei a secretaria de administração que de seguimento no concurso público que determinará quem serão os guardas civis, e assim que concluído, e os gastos com a folha permitirem, isso será implantado.

DA: O que houve com o Café Solidário? Por que ele acabou?

Henrique:
Na verdade o Café Solidário não acabou, apenas está passando por uma reestruturação. Esse programa social, que alias é muito bom, foi criado para atender uma parcela da população logo nas primeiras horas do dia, para atender os trabalhadores que, munidos de um bom café da manhã, terão potencial para produzirem mais, porém ao analisarmos a quantidade de cafés diários, houve um verdadeiro susto, pois o número de pessoas que estavam sendo atendidas havia crescido exponencialmente, e mais uma vez, querendo primar pelo dinheiro público, minha equipe de governo e eu decidimos suspender temporariamente para que os cadastros fossem refeitos, apenas isso, e logo mais ele estará ativo, e com melhorias.

DA: O que ocorreu com o pagamento do auxílio transporte dos alunos que estudam fora?

Henrique:
Em 2013 a Prefeitura pagou R$ 101.270,85 com esse auxílio, e para esse ano a estimativa era em torno de R$ 220.000,00. Vivenciamos uma situação delicada do ponto de vista financeiro, não apenas em Descalvado, mas em todo o Brasil. Houve sim o atraso, o qual não quero que se repita de maneira nenhuma, porém já pagamos todos os valores que estavam em aberto.

DA: Quase que diariamente podemos ver nas redes sociais uma reivindicação das monitoras e monitores de creche, que pedem reajuste salarial, isso será feito?

Henrique:
No passado houve uma restruturação funcional na prefeitura, que acertou em alguns pontos e errou em outros, e esse achatamento do salário do monitor de creche foi um desses erros, mas o fato do erro ter sido cometido em gestões passadas não significa que não devemos corrigir agora, porém para fazer essa correção, novamente precisamos baixar o percentual de gastos com pessoal, pois da forma que estamos hoje, a Lei de Responsabilidade Fiscal nos proíbe de fazer essa correção, porém tenho a necessidade de fazer isso logo no primeiro quadrimestre de 2015, e vamos fazer, mesmo que seja necessário cortar na própria carne.

DA: A frota municipal, inclusive a frota da saúde, está sucateada, com inúmeros veículos parados, há solução para isso?

Henrique:
Você usou muito bem a palavra sucateada Rodrigo, pois ela está mesmo bastante velha, porém a verdade precisa ser colocada à tona, pois os veículos não se sucatearam agora em 2014. Me lembro de ter visto em seu site que o governo de 2009 dizia que a frota estava sucateada, e que medidas seriam tomadas para corrigir isso, e apesar de alguns veículos terem sido adquiridos de lá para cá, não foi suficiente para que uma leva de bons veículos ficassem em perfeito estado. Minha equipe de governo e eu estamos estudando uma forma de colocar tudo isso em uma condição melhor até o final do primeiro semestre de 2015, e acreditamos que conseguiremos.

DA: E quanto à interdição do Ginásio de Esportes? Há um prazo para que as pessoas possam voltar a fazer uso daquele local?

Henrique:
Em 2013 houve uma interdição do Ginásio de Esportes e desde lá apenas o ginásiol está parado, sem poder ser usado, mas todo o resto como campos, piscinas e tudo mais está livre para uso. Havia na ocasião a necessidade de se adequar ao local para atender as necessidades de segurança, principalmente no que diz respeito ao corpo de bombeiros. Aquela construção é antiga, e embora muitos não saibam, nem planta o local possuía. Houve então uma necessidade grande de trabalho para adequação documental do local, e agora toda a documentação está pronta, restando apenas o que talvez possa ser mais difícil, que é o dinheiro para tirar do papel tudo que precisa ser feito, mas tenho absoluta certeza que nesse ano que se inicia essa obra está concluída, e as pessoas poderão voltar a usar aquele ótimo local para a prática de esportes.

DA: Você gostaria de deixar uma mensagem à população de Descalvado?

Henrique:
Uma vez assisti a uma palestra onde o palestrante disse que “só não erra quem não faz”, esse ano erramos e acertamos, assim como você que está lendo esse texto já acertou e já errou muito nessa vida, mas não é porque deixamos de acertar algumas vezes que não podemos, e devemos corrigir nossa rota, refazer nosso trajeto. Quero deixar todas as pessoas que moram em Descalvado mais tranquilos, pois 2015 será um ano de mais acertos que falhas e de mais risos que lágrimas, o foco principal da minha administração sempre foi o bem para o povo dessa cidade, e sempre será assim, gostaria de dizer a todos que a cada dia que nascerá, minha equipe de governo e eu estaremos prontos para fazer o melhor para essa cidade tanto amo.

O Descalvado Agora acredita piamente na democracia, pois só através de um estado democrático de fato, e de direito, é que viveremos em uma sociedade mais justa, onde todos os cidadãos possuem voz, e eco nos governos, porém o que não podemos conceber é o fato de que verdadeiros “licantropos políticos”, que durante o dia não passam de reles mortais, se transformem em verdadeiros "lobisomens" ao verem a luz da “lua da população”. Sendo assim não podemos admitir de forma alguma, que grupos políticos façam uso de pessoas de bem, para denegrirem ou atacarem adversários políticos, pois a população está farta de ser incansavelmente usada como verdadeira “massa de manobra”, apenas para satisfazer as necessidades de alguns.
Logo do Facebook Deixe seu comentário