Alunos da EMEF Thereza dos Anjos Puoli realizam projeto “Minha Escola Lê”.

Alunos da EMEF Thereza dos Anjos Puoli realizam projeto “Minha Escola Lê”.

Webmaster 21/11/2014 - 12:45
O ensino da leitura e da escrita é um dos maiores desafios da escola, visto que o gosto pela leitura não é algo que se desenvolve em um tempo determinado, mas é uma prática que deve ser constantemente trabalhada e motivada através das mais diversas atividades.

Os alunos do 2º B da professora Gisele Renata Valentina Schiavo do período da tarde, escola EMEF Thereza dos Anjos Puoli, já desenvolvem diariamente leitura pela professora, leitura silenciosa e em voz alta realizada pelos próprios alunos, e paralelo a isso, é trabalhado o projeto que é desenvolvido na Unidade Escolar por todos os ano/séries: Projeto “Minha Escola Lê”, que consiste em idas semanais à biblioteca, e parte da escolha de um livro pelo aluno, conforme seu gosto e seu interesse, de acordo com a faixa etária.

Com o livro em mãos, a professora solicita que levem para casa, leiam com e para algum familiar para posteriormente recontar na escola na roda literária. Na escola, é organizado pela professora a Roda de Leitura. Esse momento serve para a socialização da leitura e para obter sucesso nesta atividade foi trabalhado a importância de ouvir o que os colegas vão contar sobre o livro até mesmo para posterior empréstimo dele.

Além dessa atividade, o projeto contempla uma ficha de leitura, a qual consiste no preenchimento de dados como: colocar o título da história, o autor do livro, opinião sobre a história que leram, se indicam ou não a um colega e o por quê e, para finalizar, ilustram a história.

Um aspecto que merece destaque é que na Roda Literária os alunos primeiramente falam o título e o autor do livro e, em seguida, contam resumidamente a história desse livro, suas partes principais ou que mais chamaram sua atenção, informando se gostaram ou não da leitura e se indicam ou não essa história para os demais colegas.

Considerando a prática pedagógica fica evidente o quanto as Rodas de Leitura podem atender a diversidade de gêneros textuais e favorecer desde os primeiros anos da escolaridade, experiências significativas. Práticas como essas, que aos poucos vão despertando nos alunos o hábito de ler.

A Secretaria de Educação e Cultura parabeniza a unidade escolar pelo trabalho desenvolvido.
Logo do Facebook Deixe seu comentário