Encerramento da Campanha "Outubro Rosa"

Encerramento da Campanha "Outubro Rosa"

Webmaster 07/11/2014 - 21:30
Evento ocorreu no CEI “PROFESSORA MATHILDE DE FREITAS CIRELLI”


O movimento popular Outubro Rosa surgiu nos Estados Unidos, onde vários Estados realizavam ações isoladas referentes ao câncer de mama e estímulo à mamografia. Assim, o Congresso aprovou outubro como o mês nacional de prevenção ao câncer de mama e com o tempo, o movimento ganhou o mundo com ações simples e que focar em atentar às mulheres de diferentes idades de que é preciso ir ao ginecologista periodicamente e fazer mamografia, além do autoexame.

No Brasil, o câncer de mama é uma doença que apresenta cerca de 49 mil novos casos ao ano e o índice de mortes ainda é muito alto, por isso em outubro, as ações para a prevenção contra o câncer de mama são intensificadas pelo Governo Federal e órgãos de saúde.

O câncer de mama é uma doença grave, mas que pode ser curado, quanto mais cedo ele for detectado, maior as chances de cura. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. Quanto maior o tumor, menor a probabilidade de vencer a doença, tornando a detecção precoce uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.

Outubro Rosa remete à cor do laço que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e sempre com ações voltadas à conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce, o objetivo é estimular a participação da população, empresas e entidades.

Essa campanha é interessante para chamar a atenção não só da mulher, como também dos homens, que apesar de ser um número pequeno, também podem ser surpreendidos com a doença. O câncer pode acontecer com qualquer pessoa.

O CEI “Professora Mathilde de Freitas Cirelli” aderiu ao movimento e atividades foram realizadas junto à comunidade, em que toda a equipe (funcionárias, alunos e pais de alunos) se envolveu na arrecadação de cerca de 100 litros de água de coco para doar à Ong. Fênix (Organização que dá apoio aos pacientes portadores de câncer).

Junto aos alunos foi realizado um trabalho de conscientização e no dia 30 de outubro alguns representantes da Fênix vieram até o CEI para buscar as doações. Foi uma manhã festiva, recheada de muita alegria, amor e solidariedade.


Logo do Facebook Deixe seu comentário