Descalvado passa a dar atenção total a Primeiríssima Infância.

Descalvado passa a dar atenção total a Primeiríssima Infância.

Webmaster 07/11/2014 - 21:26
Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e Cultura e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, fecha parceria para a implantação do Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância.



No último dia 04 de novembro foi lançado oficialmente o Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância, que é uma ação conjunta entre a Saúde, Educação e Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal (FMCSV) para dar maior atenção para gestantes e crianças de 0 a 3 anos.

Descalvado será uma das seis primeiras cidades da região a participar deste Programa.

O programa tem quatro grandes objetivos:

- Estimular e desenvolver governança local para construir políticas públicas integradas, que priorizem a promoção do desenvolvimento infantil garantindo a institucionalização de uma prática sustentável e de qualidade.
- Qualificar o atendimento das gestantes e crianças de zero a três anos nos serviços de Saúde, Educação Infantil e Desenvolvimento Social.
- Mobilizar e sensibilizar as comunidades locais para a importância da atenção à Primeira Infância.
- Avaliar, sistematizar e disseminar o conhecimento gerado durante a experiência para a aplicação, em escala, por outros municípios.

As intervenções pensadas pelo Programa viabilizam a integração das três áreas de atendimento à Primeira Infância: Saúde, Educação e Desenvolvimento Social. Para isso, é necessário investir em um Modelo de Mudança que contemple uma estrutura de governança, ou seja, a criação de um Comitê Gestor Municipal com a participação de representantes das áreas de atendimento à criança pequena, de ONGs, Universidades, grupos religiosos, dentre outros. Dessa forma, o plano de ação, as estratégias, metas e demais ações do Programa são amplamente discutidos, compartilhados e definidos com base em uma participação democrática e transparente.

O que é Primeira Infância?
De um modo geral, chama-se Primeira Infância ao período que vai desde a concepção do bebê até o momento em que a criança ingressa na educação formal. Isso quer dizer que a Primeira Infância engloba a gestação, o parto e os primeiros anos de vida da criança. Como o início da educação formal não se dá na mesma idade em todos os países, há diferentes noções do final da Primeira Infância. No Brasil, consideramos que a Primeira Infância acaba quando a criança completa seis anos de idade.

A Primeira Infância é um período muito importante para o desenvolvimento da criança e as experiências dessa época são relevantes para o resto da vida, mesmo aquelas que acontecem durante a gestação e enquanto o bebê é pequeno, ainda não sabe falar e nem tem memória apurada dos fatos que acontecem à sua volta.

Durante a Primeira Infância ocorrem o crescimento físico, o amadurecimento do cérebro, a aquisição dos movimentos, o desenvolvimento da capacidade de aprendizado, a iniciação social e afetiva, entre outros, e cada um desses aspectos é interligado com os demais e influenciado pela realidade na qual a criança vive.

Os estudos mostram que quanto melhores forem as condições para o desenvolvimento durante a Primeira Infância, maiores são as probabilidades de que a criança alcance o melhor do seu potencial tornando-se um adulto mais equilibrado, produtivo e realizado.

As primeiras ações em Descalvado: Durante o lançamento do Programa já foram definidos os primeiros passos a serem realizados no município. Em um primeiro momento será feita uma avaliação do público alvo do programa, através de entrevistas por amostragem que serão realizadas nas creches e UBSs, com gestantes e mães de crianças de 0 a 1 ano e meio.
Depois de realizadas as entrevistas os questionários terão seus dados tabulados e essas informações serão enviadas para a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal.

Com esses dados em mãos a Fundação fará a preparação de um Seminário que será apresentado em Descalvado.

Com este balanço sobre as demandas e necessidades do público alvo também será possível definir cursos de capacitação, estruturar ações e melhorar os pontos que se mostrarem críticos nos três setores Saúde, Educação e Social, melhorando o atendimento a gestantes e crianças de 0 a 3 anos.

É importante ainda destacar que o município nos 3 setores envolvidos já realiza diversos atendimentos e que esse programa visa ampliar e qualificar ainda mais esses atendimentos. Existe também uma Lei de autoria do Vereador Sebastião José Ricci de 2009 que prevê o atendimento da primeiríssima infância pela administração pública.


Logo do Facebook Deixe seu comentário