Cetesb alerta sobre o risco de banho na Represa do Broa em Itirapina

Cetesb alerta sobre o risco de banho na Represa do Broa em Itirapina

Webmaster 03/11/2014 - 08:32
Água pode estar contaminada com coliformes fecais e o vírus de hepatite.
Prefeitura informou que ainda não recebeu a orientação da companhia.



A Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) declarou que a Represa do Broa, em Itirapina (SP), está imprópria para o banho. O contato com a água pode causar problemas de pele e existe o risco do local estar contaminado com coliformes fecais e o vírus de hepatite. O Instituto Internacional de Ecologia pediu a interdição da represa para evitar a contaminação. A Prefeitura informou que ainda não foi notificada pela companhia.

Segundo a Cetesb, foi realizada uma vistoria para amostragem nas águas da represa depois de reclamações feitas pela população referentes ao aparecimento de peixes mortos e alterações observadas nas águas da represa.

A companhia explicou que a vistoria constatou uma alteração na oxigenação na água devido ao excesso de algas. Por isso, a represa foi considerada imprópria para banho conforme uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente.

O prefeito de Itirapina, José Maria Cândido, informou que ainda não recebeu a orientação da Cetesb. Ele disse que só depois disso é que vai analisar, junto ao Departamento Jurídico, se há possibilidade de interditar ou impedir o banho na represa.

Logo do Facebook Deixe seu comentário