Cooperativa de recicladores articulada pela Rede Social Itirapina recolhe 15 toneladas de resíduos por mês

Cooperativa de recicladores articulada pela Rede Social Itirapina recolhe 15 toneladas de resíduos por mês

Webmaster 23/10/2014 - 08:14
População local ganha com coletivo, que, além de reduzir impactos ambientais provocados pelo lixo, assegura autonomia para participantes

O projeto Gerenciamento de Resíduos Sólidos, articulado pela Rede Social Itirapina em parceria com o Senac São Carlos, está transformando a vida de 20 pessoas da região. Além de gerar trabalho e renda para esse grupo, a coleta dos materiais reciclados está beneficiando toda a cidade. Em setembro, a Cooperativa de Recicladores de Itirapina (Cooperei) foi formalizada, uma conquista importante para o avanço do desenvolvimento social e sustentável estimulado pelo Programa Rede Social do Senac São Paulo.

“Há quase 25 anos iniciamos nossa aproximação com o terceiro setor. O nosso Programa Rede Social, presente em quase todo o Estado, é a expressão do fortalecimento dessa trajetória, o exemplo de que é possível, com autonomia e mobilização, realizar projetos coletivos de melhorias em bairros, municípios e no cotidiano de sua população. Com metodologia diferenciada, vários casos, como esse de Itirapina, alcançaram resultados surpreendentes. Nos orgulhamos muito disso e parabenizamos a participação de todos os atores envolvidos”, ressalta Luiz Francisco de A. Salgado, Diretor Regional do Senac São Paulo.

Criado para reduzir os impactos ambientais provocados pelo lixo urbano e gerar renda por meio de uma cooperativa local, o projeto de Gerenciamento de Resíduos Sólidos teve como passo inicial a construção do Galpão de Reciclagem na Estrada de Graúna. Com a contribuição de recursos de organizações privadas, em agosto de 2013, deu-se início às atividades dos cooperados, que são todos moradores de Itirapina.

A operação envolve o recolhimento, a triagem, a separação e a venda de materiais recicláveis. O coletivo passa por um processo de uniformização que busca identificar e fortalecer seu papel junto à comunidade, além de receber orientações para aperfeiçoar, de maneira contínua, as condições de trabalho. “Foi uma coisa boa que surgiu na cidade, porque a gente consegue tirar o sustento, mas sabemos que sempre teremos algo para melhorar”, comenta Marizete de Fátima Souza Lopes, presidente da Cooperei.
Atualmente, são recolhidas 15 toneladas mensais de resíduos, gerando em média R$ 10 mil de renda para a cooperativa. A expectativa é ampliar a coleta, alcançando de 30 a 40 toneladas por mês e continuar capacitando o grupo para atuar de forma autossuficiente.

O Senac São Carlos mediou a implementação do projeto e agora orienta os trabalhadores nas questões operacionais. Essa articulação com parceiros, papel da Rede Social Itirapina, agrega conhecimento à metodologia do programa. Além de estar próximo da comunidade, o modelo de gestão empregado pela rede é socialmente sustentável e promove a integração com todos os envolvidos.

Também são apoiadores da Rede Social Itirapina a prefeitura da cidade, a Associação dos Proprietários de Imóvel do Broa (Apib) e a Fazenda da Toca, que produz e comercializa alimentos orgânicos, além de distribui-los na rede Pão de Açúcar.

As atividades da rede em conjunto com a propriedade rural, do empresário Pedro Paulo Diniz, são agregadoras. Ele conduz, também por meio da participação em outras iniciativas, trabalho educacional e ambiental na região e sua contribuição vai além do suporte financeiro: "A cooperativa de gerenciamento de resíduos é muito importante para o desenvolvimento sustentável da cidade. Um bom gerenciamento de resíduos pode transformar o que seria um problema, numa solução social, pela geração de renda e ambiental, por reduzir o impacto do lixo nos aterros, além de estender a vida útil desses, otimizando os recursos financeiros da prefeitura. A parceria com vários atores da sociedade é outro ponto muito importante, e o engajamento de todos os envolvidos é fundamental para o sucesso deste projeto”, comenta. Diniz participa pessoalmente, ou por meio de representantes, de debates e tomadas de decisões, orientando o grupo e, ainda, contribui com conhecimentos de gestão.

Serviço
Cooperativa de Recicladores de Itirapina
Onde: Galpão de Reciclagem
Endereço: Estrada de Graúnas sn - zona Rural - Itirapina/SP
Telefone: (19) 99613-3418 (Marizete - presidente da Cooperei)


Logo do Facebook Deixe seu comentário