Colecionadora adianta 204 relógios devido ao início do horário de verão

Colecionadora adianta 204 relógios devido ao início do horário de verão

Webmaster 18/10/2014 - 08:12
Aposentada de Araraquara (SP) disse que é um prazer fazer as alterações.
Aos 71 anos, ela conta que a paixão pelas raridades começou há 44 anos.




Com o início do horário de verão, uma colecionadora de Araraquara (SP) terá de adiantar 204 relógios de diferentes tipos e tamanhos na noite deste sábado (18). Selma Galhardo, de 71 anos, já começou a ajustar alguns cucos para que os aparelhos façam som no mesmo horário, explicou. Segundo a aposentada, adiantar o horário é sempre mais fácil. “Para atrasar é mais trabalhoso porque tenho muitos que são antigos, de corda, e, por isso podem dar problemas. Mas, é um prazer fazer as alterações”, disse a dona de casa.

De fevereiro a outubro a coleção de Selma cresceu sete unidades. "Eu comprei um, outros ganhei da minha filha e genro, que viajaram para Disney, de um filho e outras pessoas queridas", contou.

Na casa dela há modelos suíços, peruanos, dois mini-cucos holandeses, entre outros, que recebeu de amigos. Apesar da paixão pelos aparelhos, Selma só não gosta de relógio de pulso. "Não uso porque não me atrai. Mas, como tem pessoas que não sabem e já me presentearam, eu os pendurei nas paredes também", falou.

Segundo a aposentada, só ela mexe nos relógios. "Já aconteceu de quebrarem sem querer e eu fiquei muito chateada e brava. Por isso, só eu faço a limpeza, tiro o pó, mexo nos aparelhos, para não ter riscos", brincou.

Paixão
Selma contou que a coleção começou há 44 anos. “O primeiro surgiu em 9 de janeiro de 1970, um relógio americano com mais de 100 anos, da minha avó. Ele estava quebrado há mais de 20 anos, muitos queriam comprá-lo, mas ela não vendia. Um dia pedi e ela me deu. Meu marido e eu mandamos restaurar e assim começou a coleção”, contou.

Ainda segundo a colecionadora, a paixão passa de geração em geração. “Tenho um neto de dois anos e cinco meses que pede para vir no meu colo e que eu fique passando com ele pelos relógios para falar a respeito de cada um. Inclusive a primeira palavra dele foi ‘cuco’, o som do relógio. No dia das crianças demos um relógio de pulso para ele. Ele gostou tanto, que mostra para todo mundo”, disse.

Horário mais longo
O horário de verão, que começa no domingo em dez estados e no Distrito Federal, vai ser o mais longo este ano. Serão 126 dias, sete a mais do que no ano passado. Só que desta vez, a economia de energia será menor. O governo calcula que vai economizar menos dinheiro porque as usinas térmicas, que geram energia mais cara, estão ligadas para compensar a falta de chuva. O horário de verão começa à meia-noite deste sábado (18), quando os relógios deverão ser adiantados em uma hora.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário