Por falta de anestesista na Santa Casa, mulher faz cesariana apenas com o médico ginecolog

Por falta de anestesista na Santa Casa, mulher faz cesariana apenas com o médico ginecologista

Webmaster 14/10/2014 - 08:18
Na última quarta-feira (08) a redação do Descalvado Agora recebeu uma grave denúncia, e de que a Santa Casa de Descalvado teria apenas o médico anestesista escalado para as terças-feiras, sendo assim, em todos os outros dias da semana, qualquer paciente que precisasse passar por um procedimento cirúrgico, o faria sem a presença deste médico especialista na sala de cirurgia, para assisti-lo durante o procedimento.

Hoje, quinta-feira, durante o trabalho investigativo do Descalvado Agora, recebemos também outra grave denúncia, a de que estaria ocorrendo um parto cesariano, apenas com as enfermeiras e o médico ginecologista. Com isso, o médico ginecologista que deveria estar preocupado com o parto em si e com o bebê que estava nascendo, teve que se desdobrar também na função de anestesista.

O Descalvado Agora teve acesso a "Escala de sobre aviso do mês de outubro de 2014" e como vocês podem perceber na imagem a baixo, a relação realmente contempla apenas o médico anestesista às terças-feiras, nos outros dias há apenas uma anotação à mão. Vale lembrar que essa anotação manual foi feita apenas nos dias que já se passaram, isso quer dizer que de hoje até o final de outubro, não é possível saber se haverá mesmo um médico anestesista na Santa Casa.

Esse problema com a falta de médicos especialista vem acontecendo com frequência, pois no último dia 13 de setembro, publicamos matéria alertando que a Santa Casa estava sem o médico ginecologista, e na ocasião quatro gestantes compareceram à Santa Casa, porém duas tiveram que ser transferidas para a Santa Casa de São Carlos.

Nós entramos em contato com o atual administrador da Santa Casa, Valter Bueno, e o mesmo nos disse que já resolveu o problema da falta de anestesistas na escala de sobre aviso de especialidades, porém quando questionamos qual seria o nome desse profissional, Valter nos disse apenas que é uma pessoa de Ribeirão Preto, mas que ele não sabia o nome.

Entramos em contato também com o médico Rodrigo Fregonezi e o mesmo nos disse que "todas a questões relacionadas a Santa Casa e que estejam em desconforme com a normas vigentes, que sejam da incumbência do Diretor Clínico, serão tomadas com os ´órgãos competentes´ para tal e com único objetivo o bem estar da população, e não para a alegria política de meia dúzia de pessoas".

Gasta-se mais agora ou antes
Há rumores de que o custo com a administração da Santa Casa subiu vertiginosamente, valores pagos para administradores, contadores, consultores e segurança ultrapassam em muito o que se gastava antes da intervenção. Despesas de viagens, alimentação e estadia também seriam valores expressivos, porém questionamos os responsáveis pela administração da Santa Casa sobre esses gastos, mas até o momento não obtivemos respostas.

Intervenção está no fim. Será?
O Decreto de Intervenção assinado pelo Prefeito Henrique Fernando do Nascimento previa que a intervenção na Santa Casa duraria 90 dias, e durante esse período essa equipe montada pelo prefeito deveria administrar a Santa Casa, bem como apurar possíveis irregularidades e desvios, porém as informações que recebemos dizem que a intervenção será prorrogada por mais 90 dias, pois segundo informações, ainda não foi possível concluir a investigação.

O Descalvado Agora entrou em contato com diversos funcionários da entidade, que por medo de represarias, preferem não ser identificados, porém estão bastante descontentes com a foram que a Santa Casa está sendo administrada.

Na Câmara Municipal a maioria dos vereadores são contra a renovação, pois segundo consta, essa malfadada intervenção até agora não tornou nada público, a não ser os altos custos salariais que a entidade está sendo obrigada a arcar, com administradores e consultores.

Em contato com alguns integrantes da irmandade, recebemos a informação de que, por desleixo ou total irresponsabilidade, o interventor teria deixado de pagar um parcelamento existente junto a Caixa Econômica Federal, existente para quitar um saldo remanescente de FGTS de outras administrações. Se o fato se mostrar verdadeiro, a Santa Casa teria perdido essa renegociação, estando portanto inadimplente com a Caixa, não conseguindo mais recuperar sua certidão negativa de débitos, o que por si só já impede a entidade de receber recursos federais e estaduais.

Intervenção em Leme
De acordo com matéria veiculada pelo portal de notícias da Rede Globo, o G1, em julho de 2013 a Santa Casa de Leme também sofreu intervenção feita pela prefeitura daquele município. De acordo com a matéria a Santa Casa de Leme sofreu intervenção do poder público, e seu provedor foi afastado da direção da entidade, após a veiculação de diversas denúncias de irregularidades na entidade, sendo uma delas a falta de prestação de contas do dinheiro público gasto na Santa Casa. A matéria também diz que pelo menos duas gestantes perderam o bebê após serem liberadas pelos médicos da Santa Casa de Leme.

Curiosamente o provedor afastado da Santa Casa de Leme é Valter Bueno, o atual administrador contrato para administrar a Santa Casa de Descalvado.




Logo do Facebook Deixe seu comentário