Secretaria de Saúde apresenta novo formato de Grupo de Trabalho e Ações de combate à Dengu

Secretaria de Saúde apresenta novo formato de Grupo de Trabalho e Ações de combate à Dengue

Webmaster 08/10/2014 - 18:35
A Secretaria Municipal de Saúde de Descalvado por meio do Serviço de Controle de Vetores e Epidemiológico está intensificando o trabalho de combate à Dengue. O órgão coloca em prática um Plano de Ação, seguindo orientações da DRS III – Diretoria Regional de Saúde de Araraquara.

Com representantes de vários segmentos da sociedade ligados ao setor da Saúde, Santa Casa, Convenio São Francisco, Laboratórios, Conselho de Saúde, NASF, Comunicação da Prefeitura, representante da Câmara Municipal - vereadora Paula Peripato - dentre outros, o Grupo pretende estabelecer um vínculo entre poder público e iniciativa privada, focado num protocolo de condutas que não se resume apenas no diagnóstico da doença (Dengue), mas sim na prevenção e no tratamento incluindo a etapa pós-tratamento.

O Objetivo é que se tenha maior precisão de tudo que se refere à Dengue no Município. Uma das propostas é criar um banco de dados entre todas as Unidades de Saúde para agilizar identificação de criadouros, bem como de possíveis casos até as outras etapas já citadas.

Esse Grupo de Trabalho, o qual teve o primeiro encontro no auditório da ACID – Associação Comercial e Industrial de Descalvado estará sempre pronto para agir imediatamente em caso de epidemia, o que para muitos uma situação como esta pode atingir níveis considerados “fora de controle”.

“Um nível epidêmico é extremante preocupante pelo fato de estarmos trabalhando com quantidade excessiva de casos. E se sair do controle das autoridades de saúde a situação pode se tornar alarmante”, disse Silvio Franceschini Chefe do Serviço de Controle de Vetores de Descalvado.

“Diante do número de casos registrados este ano podemos dizer que estamos com a luz amarela acessa”, comentou a enfermeira Maria de Lurdes Cordeiro Santana, coordenadora do Serviço Epidemiológico Municipal.

Dentro do serviço desenvolvido pela Vigilância, será realizado novamente conversas do médico epidemiologista Dr. Léo Barth com os médicos da rede e da enfermeira Lourdes com a equipe de enfermagem e de saúde para que os casos não fiquem subnotificados e a população possa ser atendida a tempo e realizadas inclusive investigações necessárias para diagnosticar a ação do Aedes Aegypt no Município.

Neste ano já foram registrados 100 casos positivos e mais de 200 notificados, sendo um dos índices maiores dos últimos anos, sendo que a Saúde desenvolve ações para que o Município fique abaixo da zona de risco, algo que esta cada ano mais difícil, visto que os ciclos estão praticamente ininterruptos.
Segundo a coordenação desse novo Grupo de trabalho a meta é realizar reuniões mensais para que todos saibam exatamente qual é a real situação referente à Dengue no Município.

Especial atenção da população é de fundamental importância nesse momento, pois, mesmo com o trabalho intenso dos agentes de saúde, a consciência de todos pode ser decisiva no combate dessa doença que só cresce em todos os municípios.


Logo do Facebook Deixe seu comentário