Óleo de Cozinha Usado: Descarte correto pode agregar valores socioeconômicos e ambientais

Óleo de Cozinha Usado: Descarte correto pode agregar valores socioeconômicos e ambientais

Webmaster 02/10/2014 - 22:28
A reutilização do óleo de cozinha para frituras de alimentos produz elementos tóxicos que podem causar problemas sérios de saúde, como por exemplo, doenças cardiovasculares e envelhecimento precoce dentre outros males. Outro problema extremamente sério que o óleo de cozinha usado pode causar é quando o descarte é feito de forma inadequada no ralo da pia, por exemplo. Essa prática errada pode causar a poluição de rios, córregos e demais áreas de mananciais e o meio ambiente como um todo, alertam especialistas.

Em Descalvado a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEMARH, por meio da Diretoria de Gestão Ambiental está conscientizando a população quanto ao descarte do óleo usado de forma adequada, visando com isso à preservação ambiental. Uma das maneiras de colaborar com essa iniciativa consiste num trabalho de parceria com o Centro de Solidariedade Madre Teresa, localizado à Rua Coronel Rafael Tobias, 600 – Centro, que disponibilizou local para recebimento de óleo de cozinha usado. O Centro, uma entidade sem fins lucrativos, o qual desenvolve inúmeros trabalhos assistenciais, por meio de colaboradores e voluntários, tem em seu plano de ações a fabricação de forma artesanal de sabão em barra caseiro utilizando como um dos materiais exatamente o óleo de cozinha usado. Com isso é possível agregar valores, sociais, econômicos e ambientais, proporcionando acima de tudo o exercício de cidadania, fazendo com que o município de ênfase à responsabilidade social.

Para ser um dos colaboradores e reforçar esse projeto socioambiental, basta armazenar o óleo de cozinha usado em garrafas pet, e depositar no recipiente disponibilizado no Centro Madre Teresa, ou ainda obter informações diretamente com os gestores ambientais da SEMARH, pelo telefone 3583 6807.

Munícipes que desenvolvem esta atividade artesanal de fabricação de sabão caseiro, podem solicitar a doação do óleo usado diretamente do Centro de Solidariedade Madre Teresa.

Dicas
- O consumidor pode identificar visualmente se o alimento foi frito em óleo velho. Alimento frito no óleo novo fica com características de cor mais clara, mais crocante. Já alimento frito em um óleo já em processo de degradação fica com manchas escuras, avaliam especialistas.

- A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tem dez recomendações sobre o uso e descarte do óleo de cozinha. Entre elas, filtrar o material após o uso, jogá-lo fora se surgir espuma ou fumaça, aquecê-lo a, no máximo, 180ºC, evitar completar óleo velho com novo e não descartá-lo na rede pública.


Logo do Facebook Deixe seu comentário