Vereador Reschini sugere "campanha de doação de órgãos" no município

Vereador Reschini sugere "campanha de doação de órgãos" no município

Webmaster 22/09/2014 - 15:41
A Câmara Municipal enviou ao Poder Executivo, propositura que sugere a realização de uma campanha de doação de órgãos no município com o apoio das secretarias de Educação e Cultura na promoção das ações. O objetivo é sensibilizar e orientar a população com relação à possibilidade de contribuir com a continuidade de vidas.

A ideia do vereador é que a campanha comece nas escolas com divulgação de panfletos, realização de palestras que possam envolver também a família dos alunos e a comunidade e, que isso também se estenda a hospitais, postos de saúde e locais públicos.

A doação de órgãos geralmente é sucedida por voluntários quando há grau de parentesco entre o paciente necessitado e os doadores, que são sensibilizados pela necessidade do ente doente. Por isso, informações sobre a doação de órgãos ficam restritas a quem doa e são pouco divulgadas.

Assim, todos devem saber que: pessoas de todas as idades são consideradas doadoras; que a condição médica é que vai determinar quais os órgãos e tecidos poderão ser doados; os órgãos são doados para as pessoas que estão na lista de espera; e que para ser doadora, a pessoa deve informar à família o seu desejo e, segundo a legislação, não é necessário deixar documento escrito.

No Brasil, há aproximadamente 70.000 pessoas (2007) aguardando por um transplante. Essas vidas dependem da autorização da família do paciente com morte encefálica comprovada autorizar a doação.


Logo do Facebook Deixe seu comentário