Captação de córrego feita com pivô ameniza falta de água em Tambaú

Captação de córrego feita com pivô ameniza falta de água em Tambaú

Webmaster 16/09/2014 - 09:39
Ao todo, 3 milhões de litros são transportados diariamente por carretas.
Obras de transposição de córrego devem ser concluídas em 30 dias.



A Prefeitura de Tambaú (SP) está usando um pivô para captar água do córrego do Macuco e amenizar os efeitos da estiagem. Ao todo, 3 milhões de litros são transportados diariamente por carretas desde o início do mês. A medida ajudou a melhorar a situação nas casas, mas o racionamento continua até a conclusão da transposição do córrego, o que deve acontecer em 30 dias.

O racionamento de água já dura quatro meses e meio na cidade, que decretou estado de calamidade no dia 19 de agosto. Os moradores ficaram 16 horas com água, seguidas de 46 horas sem.
Para tentar melhorar a situação, um novo sistema de abastecimento começou a funcionar provisoriamente. Em vez de usar caminhões-pipa para abastecer a população, agora a água é retirada do Córrego do Macuco com um pivô. Em apenas 10 minutos é possível encher um caminhão como 30 mil litros. Durante 12 horas por dia, dez veículos se revezam.

Baixo nível
Toda a água é trazida para a represa que abastece a cidade. O nível normal dela é de 5,5 metros de profundidade, mas há mais de um ano baixou e já chegou a 15 centímetros. Atualmente está com 1,70 metro.

Mesmo com a medida, a represa não deve ficar mais cheia do que está agora. “Os 3 milhões de litros transportados pelas carretas, mais o bombeamento, são consumidos diariamente pela população, mesmo com o racionamento. Por isso, o nível se mantém na média de 1,70 metro”, disse o diretor do Departamento de Água, Jorge Arenas.
As obras definitivas de transposição do córrego ainda estão em andamento. “A gente pensa em terminar em no máximo 30 dias por isso, temos que continuar com o racionamento”, explicou Arenas.

Por enquanto, os bairros são abastecidos dia sim, dia não. A multa para os moradores que desperdiçarem água é de R$ 614.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário