Paternidade Cuidadora foi tema de Palestra trazida pelo CODIM

Paternidade Cuidadora foi tema de Palestra trazida pelo CODIM

Webmaster 12/09/2014 - 15:51
O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher – CODIM em Descalvado, debateu mais uma vez o tema Família, onde a paternidade cuidadora foi abordada de forma ampla pelo promotor de justiça Dr. Remilton David Sarnento, da cidade de Piracicaba, o qual atua exatamente na área da família. Em Descalvado, o encontro ocorreu no Cine Teatro Estação, no dia 28 de agosto e reuniu bom público.

O CODIM enquanto Conselho dos Direitos da Mulher busca preservar a integridade física, psíquica e emocional da mulher, evitando para tanto a violência de carácter físico e com grande frequência e impacto, a violência psicológica a qual reflete danos em toda a família. Portanto, por agosto se tratar do mês voltado para valorização da paternidade, a escolha do tema envolveu uma palestra de carácter preventivo no cuidado à família, mostrando de forma construtiva e valorizada a importância do homem e o desempenho de sua paternidade cuidadora na conservação da estrutura familiar saudável. A paternidade cuidadora refere-se à prática constante e atuante do homem na criação dos filhos e convívio familiar. Para tanto, é necessário o incentivo a prática menos frequente de hábitos inadequados (álcool e drogas)evitando a violência, bem como a permanência do homem no lar mais envolvido com os filhos e esposa. Com esse intuito, na referida palestra, foi abordado com muita propriedade assuntos relacionados ao papel do homem na família, obrigações legais do casal em zelar pela família e pelos filhos, co-responsabilização na criação dos filhos nos aspectos educacionais, relato de experiências jurídicas de separações e violência que acarretaram consequências para os filhos, o “direito e privilégio de exercer a paternidade”, abordagem à lei Maria da Penha e a importância de educar os filhos e se constituir como pessoa de acordo com os princípios de Deus. Participaram aproximadamente 100 pessoas entre homens e mulheres de diferentes faixas etárias, inclusive jovens universitários da UNICASTELO. O evento contou com a parceria da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde e com a participação voluntária do Grupo de cordas de Descalvado.

“Classifico este tema como de fundamental importância para vencermos certos paradigmas, os quais em alguns casos ainda impedem que a paternidade cuidadora possa ganhar o espaço merecido”, comenta a advogada Ângela Maria Villa, presidente do CODIM.

Segundo o que se observa na maioria das famílias o pai oscila entre tentar preservar o lugar tradicional de chefe e provedor da família, tendo pouco tempo para os filhos, e dar a eles mais assistência, ainda que de forma descontínua. Nos dois modelos, a mãe se apresenta como a principal cuidadora, ainda que trabalhe em casa. No entanto, verifica-se a existência de alguns homens que interessados em participar do cotidiano e do crescimento dos filhos se envolvem ativamente no cuidado destes, e consideram esta tarefa tão importante quanto a profissional. São esses pais que atraem a atenção e que se enquadram no que pode ser um modelo de paternidade participativa.


Logo do Facebook Deixe seu comentário