Secretaria de Saúde de Descalvado realiza novo trabalho preventivo

Secretaria de Saúde de Descalvado realiza novo trabalho preventivo

Webmaster 22/08/2014 - 10:27
Esta denominação foi dada para a campanha que visa à eliminação da hanseníase, tracoma e geohelmintíases – parasitoses intestinais. Vale lembrar que seguindo uma estratégia da Vigilância Epidemiológica de Descalvado estaremos combatendo dois bichos a geohelmitíases e hanseníase e o tracoma não estaremos fazendo.

O público alvo da campanha são crianças de 5 a 14 anos, Com tratamento para geohelmintíase e aplicação de formulário destinado aos pais sobre hanseníase. Neste ano mobilização esta sendo na EMEF Dr. Cid Muniz Barretto – CAIC em parceria com USF Morada do Sol.

Por se tratar de medicação e exames, para participar da campanha, as crianças e adolescentes necessitam de autorização dos pais. A metodologia da Vigilância Epidemiológica consiste em passar pela escola num dia deixando os impressos para a autorização e no outro dia aplicando os procedimentos naqueles alunos que os pais autorizaram.

A Vigilância Epidemiológica adianta que a medicação distribuída é totalmente segura e a única contraindicação é a gravidez. Sendo a participação das crianças e adolescentes na campanha imprescindível para a eliminação das doenças que muitas vítimas fazem ao redor do mundo.

As geohelmintíases são parasitoses intestinais. Os principais sintomas: cólicas abdominais, vômitos, anemia, perda de peso, apendicite aguda, fraqueza e cansaço.

Hanseníase é doença representada por manchas avermelhadas, esbranquiçadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo com alteração da sensibilidade térmica, dolorosa e tátil. Antigamente era conhecida como lepra.

A Vigilância informa que a medicação utilizada para as geohelmintíases será o Albendazol 400mg comprimidos mastigáveis. E

Logo do Facebook Deixe seu comentário