Programa “Mulheres de Peito” pode vir para Descalvado

Programa “Mulheres de Peito” pode vir para Descalvado

Webmaster 21/08/2014 - 13:58
A Prefeitura de Descalvado foi requisitada a estabelecer contato com o Governo de Estado para trazer ao município a carreta do “Programa Mulheres de Peito”, para oferecer gratuitamente o exame de mamografia a todo o público feminino. A propositura foi assinada e protocolado na Câmara Municipal, pelo vereador José Dias Bolcão (DEM), para assim chegar até o Prefeito Municipal, Henrique Fernando do Nascimento.

O programa é da Secretaria de Estado da Saúde, que percorre municípios paulistas incluindo locais distantes onde o exame não é oferecido, com quatro carretas-móveis e um caminhão adaptado, para a realização gratuita do procedimento.

As carretas possuem 15 metros de comprimento e possuem além de mamógrafo, aparelho de ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antena de satélite, computadores, mobiliários e sanitários.

A Prefeitura de Descalvado não possui o mamógrafo e as mulheres que precisam fazer o exame, solicitado por médicos, viajam para municípios da região onde o procedimento é realizado. A carreta permitirá uma campanha mais incisiva, permitindo a realização de um rastreamento contínuo e organizado da doença, visando à detecção precoce de tumores malignos inclusive em fases em que a mulher não apresenta nenhum sintoma.

Segundo dados da Secretaria, as carretas já estiveram em 15 cidades nesse ano. Uma delas, que é atualmente atendida é Rio Claro, onde podem ser atendidas até 50 mulheres por dia (segunda a sexta) e 25 aos sábados, durante 27 dias de estadia.

A carreta prioriza o atendimentos a cidades onde o número de pacientes em filas de espera pelo exame é grande. Em Rio Claro, por exemplo, havia uma lista com 718 pacientes esperando pelos exames.


Logo do Facebook Deixe seu comentário