Jovem músico leva história do violão erudito a escolas de Descalvado e região

Jovem músico leva história do violão erudito a escolas de Descalvado e região

Webmaster 14/08/2014 - 23:43
A trajetória do instrumento e características dos compositores e períodos como renascimento, barroco, clássico e romântico mostradas de forma alegre e moderna, no intervalo das aulas da rede pública e privada. E em Descalvado essa apresentação musical aconteceu na Escola Estadual José Ferreira da Silva (Ginásio), no dia 7 e na EMEF Coronel Tobias, no dia 14. Uma nova apresentação está agendada para o dia 23, novamente no Ginásio.

Nada de palavras complicadas e relatos que beiram a chatice. Nem sinal de músicas tocadas de modo a fazer a plateia dormir. O violonista Estevão Devides sai a campo para levar às escolas um jeito novo, dinâmico e interessante de conhecer a história da música erudita, seus grandes compositores e célebres períodos como o renascimento, o barroco, o clássico, romântico e o moderno.

As apresentações nas escolas são abertas aos pais e comunidade. Ninguém paga nada para assistir a verdadeiros concertos interativos e adaptados ao perfil de um público que só não consome mais música erudita porque não tem oportunidade. Mas que aplaude bastante os espetáculos.

Estevão é jauense, tem 32 anos e estuda violão clássico desde os primeiros anos de vida. Depois de longos períodos de aprimoramento, inclusive no Conservatório Musical Dr. Carlos de Campos, em Tatuí/SP, com os Professores Ricardo Grion e Angela Muner, o músico coleciona aplaudidíssimas apresentações em dezenas de espaços consagrados tais como a rua do Choro, Bar Brahma e Escola de Música de Brasília, onde aprimorou-se com os mestres Eduardo Meirinhos e Fernando de la Rua. Apresentou-se ainda em várias cidades do Estado, em eventos corporativos em Campos do Jordão, Araras, Sesc e em teatros municipais.

Em 2007 gravou, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Jaú, o CD Vários Estilos, no qual interpreta de forma emocionante clássicos dos mestres Noel Rosa, Ernesto Nazareth, Valdir Azevedo, Antonio Lauro e Heitor Villa-Lobos.

Já participou de Encontros Internacionais de Violão e o Festival Leo Brouwer (USP/SP), no Brasil. Realizou master-class com violonistas consagrados como: Berta Rojas (Paraguay); Jorge Caballero (Peru), Gustavo Costa (Brasil) e Duo Assad (Brasil). Atualmente realiza estudos no Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí/SP, com o Professor Edson Lopes.
O trabalho de aproximar a garotada das escolas da música erudita está sendo executado através do projeto Intervalão, que já obteve o apoio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e com patrocínio da rede Jaú Serve de Supermercados, também através do Governo do Estado de São Paulo (ProAc/ICMS), com o apoio de Mina Cultural, Supermercados Jaú Serve.

O projeto Intervalão tem como objetivo oferecer a oportunidade de um contato maior com o universo da música erudita, da história dos compositores e do surgimento do violão erudito, bem como a apresentação do instrumento e a execução de peças do repertório violonístico.

Em sua 4° Edição, o Projeto que se acontecerá nos anos de 2014 e 2015, está previsto para realizar 150 apresentações, e a distribuição de 25.000 CDs para os alunos, que contempla as cidades de Jaguariúna, Lindóia, Águas de Lindóia, Pedreira, Serra Negra, Amparo, Bariri, Lençóis Paulista, Jaú e Descalvado.

Para conferir o calendário de apresentações já agendadas basta visitar o site www.projetointervalao.com.br
Logo do Facebook Deixe seu comentário