Um ser estranho aparece nas florestas da região

Um ser estranho aparece nas florestas da região

Webmaster 01/08/2014 - 08:33
Não se espante: não se trata de nenhum fenômeno sobrenatural, mas de uma espécie desconhecida por quase todas as pessoas.

Ela passa a maior parte do ano despercebida, oculta no solo, “agarrada” nas raízes das árvores das florestas tropicais.

Quando chega a estação de inverno, ela surge rente ao solo com seu aspecto bizarro. É o momento de lançar para fora da terra as estruturas reprodutivas e garantir a perpetuação da espécie.

Apesar da aparência semelhante a um fungo, é na verdade, uma planta que não possui ramos nem folhas.

Trata-se de Scybalium fungiforme, espécie obrigatoriamente parasita, pois não realiza a fotossíntese como a maioria dos vegetais conhecidos.

Por não produzir seu próprio alimento, necessita de seiva. Para retirar a seiva elaborada da árvore hospedeira, este vegetal é dotado de raízes sugadoras ou haustórios.

A espécie ainda é pouco estudada devido à dificuldade de localização, pois é perceptível apenas no período reprodutivo.

Até o momento, a única utilidade econômica que se conhece para este vegetal é para a preparação de medicamentos homeopáticos.

As imagens fotográficas foram tiradas no Parque Estadual de Vassununga, em Santa Rita do Passa Quatro, próximo aos jequitibás gigantes, com registro de sua localização junto ao tronco de uma árvore, emergindo a inflorescência, parcialmente aberta e aberta. Os exemplares se encontravam em áreas bem sombreadas.

Apesar das imagens terem sido tomadas no Parque de Vassununga, a planta foi observada em outros fragmentos florestais da região.

Informações de:
http://www.botanica.org.br/trabalhos-cientificos/56CNBot/56CNBot-0654.pdf

Crédito das fotos: José Guilherme Dickfeldt

Logo do Facebook Deixe seu comentário