Depois de tentativa forçada de intervir na Santa Casa, Prefeito Henrique recorre ao judici

Depois de tentativa forçada de intervir na Santa Casa, Prefeito Henrique recorre ao judiciário

Webmaster 30/07/2014 - 01:36
Mais uma vez o Prefeito Henrique causa um clima de insegurança na cidade




Por meio do Decreto Municipal 4.153, datado de 28 de julho de 2014 o Prefeito Henrique Fernando do Nascimento (PMDB), sua equipe de governo e o vereador Edevaldo Benedito Guilherme Neves (PMDB) tentaram fazer uma intervenção forçada na Santa Casa de Misericórdia de Descalvado. O Decreto assinado pelo prefeito elenca diversos motivos para que a intervenção fosse feita, porém, segundo especialistas consultados pelo Descalvado Agora, em nenhum dos motivos há provas irrefutáveis, até o momento, de que a administração da Santa Casa esteja agindo de forma dolosa no trato com o dinheiro público.

Toda essa verdadeira batalha entre a Santa Casa e a Prefeitura começou há algumas semanas, quando uma carta anônima que relatava diversas irregularidades e desvios de medicamento supostamente acontecidos da Santa Casa, foi enviada a diversos seguimentos da cidade, como aos vereadores, à Prefeitura ao Ministério Público.

A carta, a qual publicamos no final desta matéria [os nomes dos envolvidos foram preservados até o final da investigação], denuncia um suposto esquema de desvio de medicamentos e recursos públicos no objetivo de beneficiar determinadas pessoas, porém como pode ser comprovado, a carta é anônima, sem denunciante, sendo assim, há a necessidade de investigação, que é justamente o que a mesa administrativa da Santa Casa já está fazendo.

De acordo com o diretor administrativo da entidade, Jair Marcolino, semanalmente ocorrem diversas reuniões e diligências investigativas que visam elucidar as denúncias relatadas anonimamente naquela carta. Ainda segundo Jair essa investigação possui um prazo máximo para se concluir de 60 dias.

Porta na cara
Na segunda-feira o Secretário de Saúde do Município Edmilson Norberto Barbato, acompanhado dos secretários Leandro Gomes e Geraldo Aparecido de Campos, e do vereador Edevaldo Guilherme adentraram na Santa Casa no objetivo de fazer uma intervenção forçada, por meio de um decreto municipal, porém o provedor da entidade, o Engenheiro José Ramalho Gabrielle Júnior não a aceitou. Segundo a assessoria jurídica da Santa Casa uma intervenção só poderia ser feita por meio de determinação judicial, não apenas por um decreto municipal.

Sendo assim a cúpula do Governo Henrique ficou praticamente a tarde de terça-feira inteira dentro do fórum, tentando obter liminarmente uma decisão judicial para a tal intervenção.

Segurança teria mentido sobre sumiço de documentos
Há informações ainda não confirmadas que uma pessoa responsável por uma empresa de segurança da cidade, teria supostamente recebido um benefício financeiro para testemunhar junto a promotoria, na objetivo de prestar a falsa informação de que na madrugada de terça-feira, dois funcionários foram vistos saindo com documentos e computadores da Santa Casa. O Descalvado Agora também recebeu uma denúncia de que funcionários da própria prefeitura teriam sido pressionados a irem no fórum relatar fatos semelhantes a este.

Mal estar entre funcionários
É fato que a saúde não apenas em Descalvado, mas em todo o Brasil vive um momento muito delicado, onde a qualidade do atendimento e no fornecimento de medicamentos pode e deve ser melhorado sempre, porém é sabido que o sistema público de saúde nunca será perfeito. Sendo assim a mesa administrativa da Santa Casa deve investigar a fundo as denúncias relatadas na carta anônima, para que não paire dúvidas sobre possíveis irregularidades. A prefeitura e os vereadores podem e devem ajudar, porém isso deve ser feito através do diálogo, não de forma imposta, forçada e agressiva, como o Prefeito Henrique tentou fazer na segunda-feira.

O justiça deverá se manifestar ainda na tarde desta quarta-feira quanto ao fato de haver ou não uma intervenção junto a entidade.









Logo do Facebook Deixe seu comentário