Prefeito de Tambaú pede "oração" dos moradores por mais chuva

Prefeito de Tambaú pede "oração" dos moradores por mais chuva

Webmaster 25/07/2014 - 08:55
Cidade decretou estado de emergência em junho devido a falta de água.
R$ 15 milhões são necessários para melhorar abastecimento, diz prefeito.



O prefeito de Tambaú (SP), Roni Donizetti Astorfo, pediu nesta quinta-feira (24) para que a população reze por mais chuva para que a situação da água na cidade seja normalizada. “Só com oração do povo, rezar bastante para vir chuva e melhorar. Se não for com a ajuda de Deus e a chuva, não adianta”, afirmou em entrevista ao Jornal da EPTV. A cidade, que decretou estado de emergência em junho, precisaria de R$ 15 milhões para melhorar o abastecimento.

A chuva desta quinta não foi suficiente para dar fim ao racionamento que acontece desde abril. O fornecimento de água é interrompido das 5h até as 17h na metade da cidade e, em outros horários, o abastecimento é alternado de acordo com o bairro.

A cidade tem nascentes que deságuam na micro-bacia da represa Arrependida, que abastece a cidade. Com a estiagem, a captação no reservatório foi suspensa e saída encontrada pela Prefeitura foi usar água de sete represas particulares.

Menos chuva
Mesmo com o racionamento, são consumidos 15 milhões de litros de água por dia. Nos últimos 35 anos a média de chuva registrada entre janeiro e junho é de 783,2 milímetros, mas, neste ano, o número chega a 368,3 milímetros, 112,6% a menos.

O prefeito já busca dinheiro com o governo estadual e federal para transferir a água do Rio do Macuco, que fica a sete quilômetros da cidade, para a estação de tratamento. “Tudo o que precisa melhorar [de estrutura do abastecimento] já está melhorado, mais que isso não dá para fazer. Só se chover. Estamos buscando em represas particulares para distribuir. O povo tem que ter muita consciência para usar a água”, afirmou o prefeito.

Além disso, a Prefeitura disponibiliza três telefones para a população denunciar o desperdício de água. Pelos telefones (19) 3673-3545 ou (19) 3673-1304, do Departamento de Água e Esgoto (Demaet), as queixas podem ser feitas 24 horas por dia. Já pelo telefone (19) 3673-9200, da Prefeitura, as denúncias podem ser feitas da 7h às 17h.


G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário