Semarh – Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realiza encontro com empresários

Semarh – Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realiza encontro com empresários

Webmaster 30/05/2014 - 10:47
Legislação e Conscientização Ambiental foram temas da reunião


No dia 27 último, estabelecendo um link com a Semana do Meio Ambiente a ser comemorada a partir do dia 2 de junho com atividades culturais e ambientais, a Semarh realizou um amplo debate com mais de 50 empresários descalvadenses, que compareceram ao Anfiteatro Municipal.

O trabalho foi motivado pelo interesse da Administração Municipal, por meio das Secretarias competentes em proporcionar aos empresários do setor de mecânica, lava rápido, dentre outras, facilidades para que se adequem à legislação ambiental. “O que queremos é que os donos de estabelecimentos desse segmento trabalhem de acordo com a legislação. É mais segurança a eles e ao mesmo tempo demonstra responsabilidade social de ambas às partes (prefeitura e empresas)”, disse Valdecir Luís Marcolino, secretário da pasta.

Logo na abertura em seu pronunciamento falando em nome da Administração Municipal, Marcolino deixou claro esse interesse em colaborar com os profissionais e se dispôs com toda a equipe de gestão ambiental da Secretaria disponibilizar os mecanismos necessários para adequação ao que determina a legislação ambiental.

O fiscal ambiental Cristiano Scala Chiaratti, explanou sobre os prejuízos irreparáveis que o descarte inadequado de resíduos sólidos ou não, provenientes de estabelecimentos dos segmentos citados, pode provocar ao meio ambiente.

O caput do extenso e detalhado Decreto 3690 de 11 de janeiro de 2011 deixa claro que a municipalidade age em pleno acordo com a Companhia de Tecnologia e Licenciamento Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, sendo que cópia do Decreto foi distribuída a todos os participantes ao encontro. Dúvidas puderam ser esclarecidas, assim como firmou-se compromisso para novos encontros. “Agradeço a todos pelo interesse demonstrado, a minha equipe, aos representantes da Secretaria de Obras, ao engenheiro Junior Gabrielli (José Ramalho Gabrielli Junior), pelo apoio que nos ofereceu quando mostrou o que pode ser feito para conter esses resíduos obedecendo ao que aconselha a engenharia civil. Acredito que estamos no caminho certo e com isso todos ganham”, finaliza Marcolino.

Novos encontros deverão acontecer, e com isso validar condutas que podem direcionar mais rapidamente a inserção de Descalvado no Programa Município Verde Azul, mantido pelo Governo do Estado de São Paulo.


Logo do Facebook Deixe seu comentário