Venha para o IntegrARTE Descalvado 2014

Venha para o IntegrARTE Descalvado 2014

Webmaster 23/05/2014 - 10:29
Neste ano, a Prefeitura do Município de Descalvado/Secretaria de Educação e Cultura - SEEC – Divisão Municipal de Cultura volta a realizá-lo no período de 18 a 25 de outubro, no Centro Cultural Estação, no Museu Municipal e no Cine Teatro Estação. Os objetivos do Projeto IntegrARTE Descalvado 2014 são a integração e o intercâmbio entre municípios do Estado de São Paulo e também de outros Estados cujos artistas mostrem interesse em aliar-se aos nossos propósitos. Essa integração será promovida através da produção cultural dos artistas nas mais diversas linguagens culturais.

A divulgação antecipada é justificada pela grandiosidade que o evento oferecerá, além disso as inscrições são de forma antecipada.

Todos os detalhes incluindo formulário para inscrição Online estão à disposição dos interessados, basta acessar www.integrart2014blogspot.com.br, e seguir as instruções. Apaixonados pela arte de qualidade e bom gosto não pode ficar de fora.

Histórico do Projeto
Evento estadual que reúne todas as modalidades artísticas, organizado em 2 segmentos: Festival "Desafio" de Teatro e Artes e Mostra de Produtos Artísticos. A realização é da Prefeitura do Município de Descalvado (SP) com parceria Cultural da Oficina Cultural Regional "Sérgio Buarque de Holanda", de São Carlos - SP.

Em 2004, logo no início do ano, o Diretor de Cultura de Descalvado, Roberto Villani, participou de uma reunião na Oficina Cultural Regional “Sérgio Buarque de Holanda”, em São Carlos. Lá estavam, além da Coordenadora da Oficina Maria Inês C. Botta, a então Delegada Regional de Cultura Edelvani Fioco e grande número de dirigentes culturais de toda a região.

Na oportunidade, foram discutidos vários problemas que envolviam o bom desenvolvimento de programas culturais pelas Prefeituras da região, apresentados os entraves administrativos, técnicos e financeiros nos âmbitos municipal e estadual.

Algumas propostas foram redigidas para serem encaminhadas à Secretaria de Estado da Cultura. Mas também os dirigentes culturais reafirmavam a necessidade de ações locais, imediatas, para que a Cultura regional pudesse mostrar união e força entre dirigentes e artistas da região. Diante dessa proposição, Maria Inês e Edelvani lançaram o projeto IntegrARTE, cujo objetivo principal era a integração cultural dos municípios através dos artistas regionais.

Na ocasião, a idéia foi aprovada, aplaudida com entusiasmo pelos 28 representantes da cultura regional presentes. Em julho desse mesmo ano, foi realizada a primeira experiência do IntegrARTE. Na própria Oficina Cultural Regional “Sérgio Buarque de Holanda”, em São Carlos. Com uma exposição de artes plásticas reunindo artistas da região. Os artistas descalvadenses Reiko e João Marquetti participaram do evento com algumas peças de sua autoria.

Ao final desse primeiro IntegrARTE, lá pelas 19 horas do dia 17 de julho, realizou-se o encerramento solene, no qual participaram a Coordenadora Maria Inês, a Delegada de Cultura Edelvani Fioco, representantes do Governo Estadual, dirigentes culturais e artistas. Várias pessoas falaram da importância do IntegrARTE e as idealizadoras Maria Inês e Edelvani manifestaram o desejo de que outras cidades promovessem o projeto. Nesse mesmo momento, o Diretor de Cultura do município de Descalvado, Roberto Villani, pediu a palavra e afirmou que Descalvado seria a primeira cidade a levar adiante o Projeto IntegrARTE.

Em setembro do mesmo ano de 2004, ampliando o raio de abrangência artística, do dia 06 a 18, a Secretaria de Educação e Cultura, através da Divisão de Cultura, realizou o 1º IntegrARTE, que incluiu a 1ª Exposição Regional de Produtos Artísticos e o 1º Festival Regional de Teatro “Desafio”.

O Projeto IntegrARTE foi realizado pela primeira vez organizado pelo então Diretor de Cultura Roberto Villani. A partir daquele ano, o IntegrARTE foi realizado ano a ano até 2010, fazendo-se referência cultural no Estado de São Paulo.


Logo do Facebook Deixe seu comentário