I Encontro Regional de Doulas de São Carlos acontece em junho

I Encontro Regional de Doulas de São Carlos acontece em junho

Webmaster 08/05/2014 - 08:27
Atividade é gratuita e voltada a doulas e outros profissionais ligados ao parto natural. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas



Com o objetivo de aproximar doulas de São Carlos e região, a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de São Carlos e a iniciativa Mulher Barriguda organizam, no dia 4 de junho, o I Encontro Regional de Doulas de São Carlos. "Nossa intenção é planejar ações regionais para fortalecer a rede de atendimento à mulher nas cidades participantes, almejando uma rede de apoio ao parto humanizado sólida, com atuação rizomática e parceira", explica a coordenadora do evento e doula, Lívia Dotto Martucci.

Além disso, a proposta do grupo é discutir ações conjuntas para a formação continuada das doulas, a criação de grupos de trabalho para formalização de legislações da área e da profissão, ações de formação de equipes de saúde que trabalhem especificamente com gestantes e ações diversas para gestantes (informação, cultura, família, entre outros).

A atividade é voltada especificamente para doulas, mas enfermeiras, obstetrizes, parteiras e profissionais que trabalhem com parto natural também poderão participar. Estão sendo disponibilizadas 50 vagas. A inscrição é gratuita e pode ser feita on line até dia 16 de maio pelo blog http://encontroregionaldedoulas.blogspot.com.br e demais informações podem ser enviadas para o email mulherbarrigudarte@gmail.com.

O Encontro surgiu a partir da realização do curso Gestando o Parto Natural (GPN), ocorrido entre janeiro a maio de 2014, desenvolvido voluntariamente por profissionais ligados às temáticas do parto humanizado na cidade de São Carlos, sendo gratuito para a comunidade residente próxima à Unidade Básica de Saúde (UBS) Valeria de Cassia Ibelli (atendidas via Sistema Único de Saúde - SUS), no bairro Botafogo. O curso abordou tipos de parto, preparação para o parto, pilates na gestação, preparação do períneo, identificação do trabalho de parto, o papel da doula, plano de parto, direito das gestantes, primeiros cuidados com recém-nascido, amamentação, amamentação e alimentação complementar, yoga, primeiros socorros, sling, criação com apego, entre outros.

"O curso foi um desdobramento do Grupo de Apoio ao Parto Natural (GAPN) de São Carlos e teve como objetivo a descentralização das ações do GAPN para o público atendido via SUS, na expectativa de fortalecermos a rede de atendimento à mulher no município, a fim de diminuirmos o índice de intervenções e cirurgias durante o parto, de promovermos uma atenção humanizada à gravidez, parto e puerpério, assim como o direito ao planejamento reprodutivo e também ao nascimento seguro, crescimento e desenvolvimento saudáveis em relação às crianças", explica Lívia.

A programação ocorrerá das 9 às 20 horas, no Espaço 7 (Rua 7 de Setembro, 1.441, Centro de São Carlos). Mais detalhes e o cronograma de atividades podem ser conferidos no blog do evento, http://encontroregionaldedoulas.blogspot.com.br.

A iniciativa tem parceria de Centro Cultural Espaço 7 do Projeto Contribuinte da Cultura (UFSCar), Café Sete e Coletivo de Doulas de São Carlos; apoio do Grupo de Apoio ao Parto Natural (GAPN) e patrocínio de 4ª Semana do Bebê de São Carlos, Prefeitura Municipal de São Carlos, Fundação Maria Cecília Souto Vidigal (FMCSV) e Obras Sociais Francisco Thiesen, por meio do programa Primeiríssima Infância.

Foto: Iain Blake


Logo do Facebook Deixe seu comentário