Prefeitura inicia arrastão de limpeza

Prefeitura inicia arrastão de limpeza

Webmaster 17/04/2014 - 14:01
Cronograma de ações visa combate a Dengue


Esta semana a Administração Municipal por meio da Secretaria de Saúde e o Serviço de Controle de Vetores, deu início ao trabalho de limpeza em forma de arrastão, com o objetivo de combater possíveis focos de criadouros do Mosquito Aedes Aegypti transmissor da Dengue. Pelo fato de o Município ter registrado este ano já 19 casos confirmados da Doença, a Administração viu por bem executar o trabalho para minimizar o problema e conter o avanço da proliferação do mosquito.

Os casos confirmados sendo 3 na zona rural e os demais no perímetro urbano em vários pontos, 16 foram autóctones (gerados dentro do município) e 3 casos trazidos de fora os chamados de “casos importados”.

Nestes primeiros dias obedecendo ao cronograma estabelecido pela Municipalidade, os bairros que estarão recebendo o serviço que consiste em, remoção de todo tipo de material inservível, são o Jardim Paola, Santa Cruz, Bela Vista, São Sebastião, Nicola Gola e Parque Universitário. A partir da próxima semana, o trabalho seguirá para a região do Morada do Sol e posteriormente para o Centro da Cidade e os demais bairros abrangendo com isso toda á área urbana do município.

Diante das circunstâncias a Administração Municipal intensificará também o trabalho de combate ao mosquito transmissor, com nebulização nas áreas afetadas.

“É preciso estar atento a todos os possíveis criadouros. Principalmente nas regiões afetadas. Em caso suspeita procurar o mais rápido possível a Unidade de Saúde mais próxima e informar o agente de saúde”, destaca Silvio Donizete Franceschini supervisor do Serviço de Controle de Vetores.

Para realização do trabalho de nebulização, um dos grandes problemas encontrados pelas equipes é o elevado número residências fechadas, caso que o Serviço de Saúde está analisando qual será a melhor maneira de baixar este número. Uma das alternativas seria executar a ação aos finais de semana.

“Pedimos a colaboração de todos os munícipes no sentido de que facilitem o trabalho das equipes, permitindo a entrada dos agentes os quais estão devidamente identificados. Qualquer dúvida o cidadão tem todo o direito de pedir informações”, disse Franceschini.

Carlos Roberto Bianchi, secretário municipal de saúde, afirma que a eficácia do combate a Dengue somente aparecerá com participação efetiva de toda a população junto com o poder público, “é uma luta incessante, porém, para surtir efeito satisfatório é necessário esforço mútuo, caso contrário, todos os nossos esforços terão sido em vão, por isso que peço mais uma vez a conscientização de todos”.

A destinação de todo material coletado pelas equipes do arrastão é de responsabilidade da empresa vencedora do processo licitatório.

Informações pelos telefones (19) 3583 9300 ou na Ouvidoria Municipal (19)3583 9310.


Logo do Facebook Deixe seu comentário