USP promove observação de Marte em evento gratuito para a comunidade

USP promove observação de Marte em evento gratuito para a comunidade

Webmaster 10/04/2014 - 10:47
"Semana Marciana" segue até domingo com palestras e exibição de filme.
Atividades ocorrem no Observatório Dietrich Schiel dentro do campus 1.


A USP de São Carlos (SP) promove até domingo (13) eventos gratuitos para a observação do planeta Marte, que estará mais próximo da Terra. A programação da ‘Semana Marciana’ conta também com palestras e exibição de filme. As atividades ocorrem nas dependências do Centro de Divulgação da Astronomia - Observatório Dietrich Schiel do Centro de Divulgação Científica e Cultural, no campus 1.

Durante esta semana, ocorre a chamada oposição de Marte, momento em que o planeta fica praticamente alinhado com a Terra e é observado na direção oposta a do Sol, ficando visível durante toda a noite. Esse fenômeno ocorre a cada 2 anos e 50 dias, aproximadamente, devido ao período cíclico de movimentação dos planetas.

“Na maior aproximação, ele domina. Se a gente olhar o céu hoje, com exceção da Lua, ele vai ser o objeto mais brilhante. Chama atenção até por causa da sua coloração avermelhada, característica do planeta. Embora ele tenha metade do tamanho da Terra, com a aproximação ele fica muito brilhante no céu”, explicou o astrônomo da USP Luiz da Silva.

O astrônomo explicou que Marte tem condições ambientais parecidas com as da Terra, como a temperatura e o relevo. Por outro lado, não há oxigênio e o clima é extremamente seco. Ainda assim, as características do planeta despertam a curiosidade das pessoas. “Continua ainda no imaginário popular os marcianos como criaturas verdinhas”, brincou Silva.

Os detalhes vistos por meio das lentes do telescópio encantam os visitantes. “Achei surpreendente porque é algo que a gente não vê todo dia, é muito bom”, disse a funcionária pública Maraci Perez.

Programação
As observações ocorrem das 20h às 22h. As palestras serão apresentadas no auditório do Observatório e começam às 21h, com duração aproximada de 40 minutos.

A participação em todas as atividades é livre e não há a necessidade de agendamento ou inscrição. Para as palestras e para a exibição do filme “John Carter: entre dois mundos”, no domingo, há limite de público de 50 pessoas devido à capacidade do auditório. Para as observações, não há limite de número de participantes.

As atividades ocorrem no campus 1. O acesso para pedestres é próximo à esquina da Av. Dr. Carlos Botelho com a Rua Visconde de Inhaúma. A entrada é franca.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário