Leilão Agrindus se consolida como referência no setor

Leilão Agrindus se consolida como referência no setor

Webmaster 08/04/2014 - 11:49
Há 5 anos, o evento é aguardo por compradores do Brasil todo pelo qualidade dos animais apresentados.

Com expectativa de negócios passando de R$ 1,5 milhão, o 5º leilão Agrindus, será realizado no próximo dia 12 de abril, às 14h e serão colocados à venda 190 animais, sendo 130 Holandesas de alto valor genético, 100 novilhas jovens e 30 vacas jovens e novilhas mojadas.

Toda essa qualidade nos lotes faz com que o evento se consolide a cada ano como um dos principais do setor, no Estado e até mesmo fora dele, uma vez que além do leilão presencial, que deve receber cerca de 1 mil convidados, haverá também a transmissão pelo canal Terra Viva.

Em 2013, o 4º leilão Agrindus, teve 100% doa animais comercializados, o que gerou R$ 1,1milhão em negócios. Tanta credibilidade e volume de negócios faz com que marcas, bastante conhecidas no setor, queiram estar associadas ao evento, por isso nomes como ABS pecplan, Alta Genetics, Bayer, Bioembryo, Casale, Connan,CRI Genetica, CRV Lagoa da Serra, De Laval, Elanco, ICC, Ingredion, Grupo M. Cassab, Merial, MSD, Pioneer Sementes, Samvet, Sanphar/Biomin, Zoetis, que já estiveram em anos anteriores, renovam contrato tão logo termine o leilão para garantir presença.

Sobre a Agrindus
Com 69 anos na atividade leiteira, tendo produção diária de 55 mil litros de Leite Tipo A, com a marca Letti, a Fazenda Santa Rita / Agrindus, a empresa sempre procura levar diferenciais aos seus leilões, como por exemplo, ter todos os animais do leilão com Provas Genômicas, Avaliação Genética e Marcadores Moleculares.

Neste ano, além dos já citados, o diferencial ficará por conta de novilhas e vacas de primeira crias, recém paridas ou prenhes de embriões de alto valor genético.

O grande destaque na área genética é a utilização do Genoma, que se tornou oficial desde janeiro de 2009, na raça holandesa, e permite que as provas genéticas das vacas e touros possam ser estimadas com maior precisão (confiabilidade) em uma idade mais jovem, o que reduz o “Intervalo entre Gerações”.

Como a precisão da avaliação genética é aprimorada, é possível focar apenas na melhor genética, o que aperfeiçoa a “Intensidade de Seleção”. O Genoma afeta positivamente três dos quatro fatores que causam o progresso genético: intensidade de seleção, acerácea e intervalo entre gerações. Esta nova técnica oferece uma fonte extra de informação por meio do DNA dos animais.

Já os marcadores moleculares de DNA, são baseados nas predições genéticas de características economicamente importantes de reprodução, produção, longevidade e saúde, que permitem decisões confiáveis na seleção e acasalamento do rebanho. Por meio dos marcadores é possível identificar o potencial genético de bovinos, ajudando produtores a selecionar e gerir processos para aumentar a rentabilidade dos rebanhos.

O leilão também contará com animais avaliados e destaque no Clarifide Holandês, que é um painel de 6.900 marcadores que predizem o potencial genético de cada animal para 30 características de produção, saúde e tipo e 9 índices. A Fazenda Agrindus utiliza Clarifide como ferramenta auxiliar na seleção e assim ter mais informação para os acasalamentos, definição das doadoras e escolha de animais para vendas.

Dentro do leilão, haverá animais 99% para o Mérito Líquido, isto significa que este animal está entre o 1% melhor dentro da população base do Clarifide Holandês, que hoje conta com mais de 800 mil vacas americanas. O Mérito Líquido prevê o lucro esperado durante a vida de uma fêmea, comparado com o rebanho base. O Mérito Líquido inclui características economicamente importantes relativas à produção, saúde, longevidade e facilidade de parto.

O Leilão Presencial será organizado pela Embral, empresa que tem realizado os principais eventos, nos diversos estados brasileiros e tem início previsto para 14h, com transmissão pelo canal Terra Viva.

Serviço
5° Leilão Anual Agrindus
Dia 12 de abril de 2014 às 14h
Fazenda Santa Rita - Descalvado/SP
ROD. 215 KM 131 (Descalvado - São Carlos) em Descalvado/SP
Informações (19) 3593-8100 - 0800 773-7170


Logo do Facebook Deixe seu comentário