Funcionários da Prefeitura teriam vendido irregularmente sucata da Escola Edna Maria do Am

Funcionários da Prefeitura teriam vendido irregularmente sucata da Escola Edna Maria do Amaral Marini

Webmaster 01/04/2014 - 08:16
"Pelo menos 6 computadores foram vendidos", teria dito um dos informantes do Descalvado Agora


Há alguns dias o Descalvado Agora recebeu uma denúncia anônima, relatando que na Escola Municipal Edna Maria do Amaral Marini, a "escola do brejinho", funcionários públicos do setor da educação teriam feito a venda de sucata para uma empresa de reciclagem e ferro velho da cidade.

Com base na denúncia recebida, nossa equipe de reportagem saiu a campo e conseguiu levantar a informação de que há aproximadamente 15 dias, a diretora e funcionários da escola promoveram uma verdadeira limpeza no local, separando mesas, cadeiras, carteiras, televisores, computadores e documentos, que de acordo com a análise feita pelos funcionários, eram materiais inservíveis, ou seja, eram sucata.

De acordo com nossas fontes, após feita a limpeza, todo o material foi empilhado em um ponto da escola, para que o proprietário da empresa de reciclagem viesse buscar com um caminhão, dada a quantidade de materiais que foram separados. Mas antes da chegada do referido caminhão, os funcionários foram autorizados a levar "o que quisessem para casa". Mesas, cadeiras e outros itens, comprados com dinheiro público podem estar, nesse momento, sendo usado em ranchos, chácaras e outros locais particulares.

Ainda de acordo com nossas fontes, o que não foi levado por funcionários foi vendido para essa empresa de reciclagem e ferro velho. Procuramos pessoas da empresa de reciclagem, que disseram ter comprado sucata por diversas vezes daquela escola, mas não afirmaram se na sucata haviam carteiras, cadeiras e outros itens. Ainda de acordo com os funcionários, "devido a dengue, tudo que se compra em um dia, vai embora no dia seguinte".

Secretaria de Educação e Ouvidoria confirmam suspeita
Entramos em contato com a Secretaria de Educação e Cultura e com a Ouvidoria da Prefeitura, e em ambos os locais fomos informados que realmente existe a denúncia da suposta venda irregular de sucata na escola, e que a administração está tomando as medidas necessárias para apurar o fato.

100 dias de governo... mostrar o que? Isso!
O Governo Henrique se aproxima dos 100 dias de governo, e ao que tudo indica, a equipe de marketing do Palácio do Povo terá muito trabalho para mostrar as poucas coisas positivas que aconteceram no governo no ano de 2014, já que as reclamações dos munícipes são grandes, principalmente pela falta de limpeza nas ruas, a falta de medicamento nos postos de saúde e a deficiência no atendimento das pessoas carentes. Os poucos fatores positivos que poderão ser mostrado, são apenas conclusão de trabalhos iniciados pelos ex-prefeitos Luiz Antonio Panone e Anderson Aparecido Sposito, como a obtenção de 3 creches e a entrega do Posto de Saúde do Morada do Sol, bem como a revitalização do Posto de Saúde da Santa Cruz.

Sucata outra vez?
Curiosamente, em março de 2013 o Descalvado Agora também fez uma denúncia da venda irregular de sucata que acontecia na oficina mecânica da prefeitura e após diversas perseguições políticas contra o prefeito interino e atual Presidente da Câmara, Anderson Sposito, o caso foi parar no Ministério Público e posteriormente na justiça, que investiga o caso.

Sem autorização legislativa não pode
O que hoje é sucata na administração pública, antes era um bem servível, comprado com dinheiro público, que possui etiqueta de patrimônio, sendo assim deve ser tratado com um bem público. Nada que é público pode ser doado ou vendido sem que haja uma autorização legislativa para isso, por isso, vender ou doar carteiras, cadeiras, mesas e outros objetos, mesmo que velhos, é irregular, pois existem leis que proíbem isso. Especificamente em Descalvado existe uma lei que determina que, todo material inservível pode ser vendido, desde que haja uma avaliação dos bens e posteriormente um leilão, sendo que o valor resultante dessa venda tem que ser repassada para as entidades assistenciais da cidade.

Câmara Municipal. Dois pesos, duas medidas?
É fato que durante o ano de 2013 o Vereador Edevaldo Benedito Guilherme Neves (PMDB) e o Vereador Rubens Algarte de Rezende (PSDB) foram vorazes cobradores das irregularidades do governo interino, em especial sobre o caso da venda de sucatas da oficina mecânica da Prefeitura, porém a dúvida que paira é se agora, fazendo parte do governo, irão cobrar explicações do Governo Henrique com o mesmo afinco de 2013. É esperar para ver.


Logo do Facebook Deixe seu comentário