Curso de soldagem do Programa Via Rápida Emprego estará disponível em Descalvado

Curso de soldagem do Programa Via Rápida Emprego estará disponível em Descalvado

Webmaster 28/03/2014 - 09:01
O Prefeito Henrique de Descalvado Henrique do Nascimento, assinou convênio com o governo do estado de São Paulo durante evento ocorrido no Palácio dos Bandeirantes, que contou com as presenças- do governador Geraldo Alckmin, do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação Rodrigo Garcia. O curso do Programa Paulista de Qualificação Profissional, permitirá o aumento da oferta por profissionais qualificados.

Foram anunciadas a abertura de mais 162.008 novas vagas em cursos de qualificação profissional pelo programa Via Rápida Emprego, a entrega de mais 17 unidades móveis do Programa e a nova ferramenta online “Vaga Certa” de intermediação de mão de obra. Ainda durante o evento, também foi apresentado o novo sistema “Professor Online” para orientação dos alunos do EJA Mundo do Trabalho.

Do total das vagas anunciadas, 82.008 são para cursos presenciais distribuídos por todas regiões administrativas do Estado, dessas 19.800 para alunos da rede estadual de educação (a Secretaria de Estado da Educação será responsável pela distribuição entre as escolas da rede) e outras 80 mil para cursos à distância, de inglês e espanhol, que serão oferecidos para profissionais envolvidos no setor de turismo e na organização de eventos esportivos, como a Copa do Mundo.

Os postos itinerantes possuem área interna de 40 a 80 m² e são equipados com instrumentos necessários para cada tipo de curso. As unidades atendem até 20 alunos por turma. As aulas têm duração de 80 a 100 horas e são realizadas de segunda a sexta, em três períodos (manhã, tarde e noite).

Com a vinda da unidade móvel do Programa Via Rápida, que somado às duas turmas do curso de soldador oferecido pelo Senai iniciado nesta semana, Descalvado dá um importante salto na formação e qualificação profissional de soldadores, proporcionando aos alunos e empresas do município uma nova fase para o setor, que vêm registrando grande crescimento nos últimos anos, mas também vinha sofrendo com a falta de mão de obra qualificada.

O prefeito Henrique foi acompanhado pelo presidente do partido Democratas de Descalvado, Luís Antônio do Pinho, que é amigo pessoal do secretário Rodrigo Garcia. Pinho aproveitou o encontro para estreitar o relacionamento do prefeito municipal junto ao governo do estado através do secretário, que se colocou à disposição para ajudar no quer for necessário para o desenvolvimento do município de Descalvado.

“A capacitação profissional é um instrumento extremamente valoroso, para formação da mão de obra especializado que nosso município demanda. Neste primeiro trimestre, por meio de parcerias que firmamos conseguimos abrir um número considerável de vagas e cursos de capacitação. Nossa meta é ampliar ainda esta oferta”, disse o Prefeito.

Via Rápida
Lançado em julho de 2011, o Via Rápida Emprego é uma ação do Governo de São Paulo, coordenada pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (SDECTI), que oferece capacitação profissional gratuita para os cidadãos que buscam ingressar no mercado de trabalho ou abrir o próprio negócio. Até o momento, o Programa já atendeu 140 mil pessoas com oferta de cursos em 645 municípios paulistas.


Logo do Facebook Deixe seu comentário