Agricultores de Descalvado aprendem a planejar a produção

Agricultores de Descalvado aprendem a planejar a produção

Webmaster 18/03/2014 - 13:18
Sebrae-SP apresentou a ferramenta “Produza Fácil Agricultura” em evento realizado na noite do dia 17 de março na ACID.


Planejar a produção de forma simples e rápida é o desejo – e muitas vezes a dificuldade – dos pequenos produtores rurais. Para facilitar, o Sebrae-SP criou a ferramenta “Produza Fácil Agricultura” e gradualmente tem apresentado e distribuído aos produtores paulistas.

Na noite da segunda-feira (17), foi a vez dos agricultores de Descalvado receberem dicas e orientações, assim como o kit, contendo um painel de planejamento, papéis adesivos e uma brochura explicativa, que ensina como o produtor deve usar o material,.

“Queremos orientar o produtor a observar os pontos positivos e dificuldades de sua propriedade, para que possa dimensionar corretamente a área de plantio, planejar a compra de insumos, orientar os funcionários e reduzir perdas e excedentes”, explica Luís Adriano Alves Pinto, consultor de agronegócio do Sebrae-SP.

Segundo dados divulgados durante a apresentação do Produza Fácil em Descalvado, a média de perdas e desperdícios nas pequenas propriedades rurais é de 17,6%. “Temos que trabalhar para reduzir este índice”, explica.
O consultor ressalta ainda que é necessário olhar para dentro da propriedade e, simultaneamente, estar atento ao que o mercado quer. “A regularidade é pré-requisito para quem deseja se tornar fornecedor”, diz.

A ferramenta do Sebrae-SP tem, justamente, esse objetivo, já que a periodicidade e o escalonamento da produção são conquistados com planejamento. Ao planejar é possível atender contratos de compra, negociar melhores prazos de entrega, dar informações confiáveis ao comprador, buscar parcerias para o fornecimento e assim, prospectar novos mercados.

Em Descalvado, cerca de 30 agricultores receberam gratuitamente o Produza Fácil e devem passar a usá-lo em suas propriedades rurais. O evento foi resultado de parceria entre a ACID, Prefeitura Municipal, Associação da Agricultura Familiar de Descalvado (AFADE) e Associação dos Médios e Pequenos Produtores Rurais de Descalvado .

Logo do Facebook Deixe seu comentário