Multas por dirigir e falar ao celular aumentam 53% em São Carlos

Multas por dirigir e falar ao celular aumentam 53% em São Carlos

Webmaster 17/03/2014 - 08:59
Número de infrações subiu de 607, em 2013, para 930 neste ano.
Já Araraquara e Rio Claro registraram queda nesse tipo de ocorrência.



O número de motoristas multados por dirigir falando ao celular aumentou 53% em São Carlos (SP), nos dois primeiros meses de 2014, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito. A situação, entretanto, é diferente em Araraquara e Rio Claro, onde houve queda nas infrações.

Em São Carlos, foram aplicadas 930 multas em janeiro e fevereiro deste ano, contra 607 no primeiro bimestre de 2013. Araraquara registrou 935 infrações do tipo em 2013 e 795 neste ano. A cidade da região com menor número de multas aplicadas é Rio Claro, com 249 no ano passado e 95 registradas em 2014.

Motivos
Para o diretor de Trânsito de São Carlos, Mateus Araújo, existem dois motivos principais para esse crescimento. “O aumento de 5% da frota de 2012 para 2013 é uma explicação, além do avanço da tecnologia. A interatividade aumentou bastante, então estar conectado hoje faz com que o usuário utilize mais o aparelho”, analisou.

Outra hipótese para ele é o aumento no rigor da fiscalização. “Nós mudamos o sistema de gestão da fiscalização com uma melhor distribuição geográfica para os nossos agentes de trânsito”, explicou

Segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), dirigir falando ao celular ou com fones de ouvido conectados a aparelho de som pode render multa de R$ 85,13 e a perda de quatro pontos na carteira de habilitação. Depois de multado, o autônomo Milton Pimentel diz que aprendeu a lição. “A própria consciência da gente acusa quando a gente faz alguma coisa errada”, afirmou.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário