Missão empresarial realizou divulgação de Porto Ferreira na França para fomentar turismo de negócios

Missão empresarial realizou divulgação de Porto Ferreira na França para fomentar turismo de negócios

Webmaster 14/03/2014 - 08:26
Porto Ferreira integrou a missão empresarial realizada em Paris, na França, na semana de 3 a 7 de março, tendo por objetivo atrair turistas daquele país para a região, quando da realização da Copa do Mundo de Futebol, em junho e julho deste ano. O convite oficial partiu da prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera, tendo sido a missão presidida por Tanielson Wagner Cristiano Campos, secretário de Turismo daquela cidade, onde a seleção francesa ficará hospedada durante a Copa.

A permanência do selecionado francês vem despertando grande interesse tanto por parte das autoridades ribeirão-pretanas como também das administrações dos municípios de toda a macrorregião, abrangendo 96 cidades, gerando assim essa ação cooperada, que une forças para fomentar o turismo e com isso aquecer o comércio durante a realização do maior evento futebolístico do mundo.

A abertura oficial da missão contou com a ida para a capital francesa da prefeita Renata Braga, no mês de janeiro. Na oportunidade, foram abertas muitas negociações focando a realização de excursões de turistas daquele país para Ribeirão Preto e região, principalmente para Porto Ferreira, que tem a sua economia pautada no turismo de negócios, com atividades fabris e comerciais voltadas para a cerâmica artística e para a decoração de interiores. Agora, na segunda etapa, Renata encaminhou o diretor de Planejamento, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Dori Américo, para representar Porto Ferreira na continuidade da agenda oficial.

Dori Américo explicou em detalhes: “A presença da nossa cidade como uma das articuladoras desse projeto tem sido uma solicitação acentuada e constante do titular da pasta de Turismo de Ribeirão, apoiado na vontade da prefeita Darcy Vera e prontamente entendida e absorvida pela nossa prefeita Renata Braga. A nossa condição de Capital Brasileira das Artes Cerâmicas e de Arranjo Produtivo Local da Decoração de Interiores causa um impacto altamente positivo e muito grande junto às autoridades públicas, gestores de entidades de classe e empresariado franco-brasileiro. A Federação Francesa de Futebol nos levou à entrevista coletiva dos seus jogadores e comissão técnica no moderno centro de treinamento, no qual estava reunida toda a imprensa francesa e parte da imprensa europeia. Foi-nos dada a oportunidade de entrega de material alusivo a Porto Ferreira, contendo vídeo institucional, e cartões postais da nossa cidade para todos os profissionais do jornalismo que estarão no Brasil na época da Copa e que também é considerado um grupo de turistas, cujos roteiros em seus momentos de lazer poderão incluir compras em Porto Ferreira”.

De acordo com Dori, a FFF ofertou ainda acesso ao jogo França e Holanda, no dia 5 de março. “Horas antes da partida entregamos o material de divulgação ferreirense para os torcedores presentes no Estádio Parque de France (Parc dês Princês) e, especialmente, para as autoridades convidadas da Federação que prestigiaram aquela grande partida que contou com a vitória francesa por dois a zero”, prosseguiu o diretor.

Tudo foi muito bem planejado e outros contatos altamente expressivos foram mantidos durante a missão, tanto na Embaixada como no Consulado brasileiros. “Com essas entidades ao nosso lado, a divulgação se torna ainda mais racional e, os seus resultados, bem mais eficazes. Da mesma forma, a Embratur foi um órgão que mereceu continuidade entre os muitos contatos abertos pela nossa prefeita em sua estadia dentro desse mesmo projeto, fazendo com que Porto Ferreira ganhe uma enorme projeção dentro do escopo de turismo de negócios. Acreditamos que os resultados dessa prospecção de mercado não se restringirão somente à Copa, mas servirão como embrião para que o turismo de compras em nossa cidade comece a ser visto como programa por muitos turistas estrangeiros, abrindo essa perspectiva para que, no futuro, esse sonho se concretize, o que consolidaria de vez a nossa economia ceramista e decorativa, gerando e assegurando empregos e renda”, disse.

Capital Francesa da Cerâmica

Como extensão às atividades de fomento ao turismo, Dori Américo também buscou intercâmbio cultural e marcou presença no Museu Nacional da Cerâmica, na cidade de Sévres, uma comuna francesa na região administrativa de Ilê-de-France, no departamento Altos do Sena, nos subúrbios de Paris, tida como a Capital Francesa da Cerâmica e da Porcelana (http://www.sevresciteceramique.fr/site.php).

No local, além do amplo acervo permanente, está sendo realizada a exposição Picasso Ceramista, uma rica mostra que dá acesso às suas mais importantes obras da incursão do artista no mundo da cerâmica, que começou em 1947, quando ele já contava com mais de 60 anos e acabara de sair de seu exílio em Paris, após a guerra. O objetivo é conhecer a maneira pela qual é feita a preservação da história da cerâmica naquela região e procurar aplicar os conceitos para que também Porto Ferreira se preocupe em preservar peças e história, formando um acervo que registre e preserve tanto o aspecto cultural como o econômico do município.

“Porto Ferreira se fortaleceu perante todas as esferas do turismo de negócios e abriu novas portas, sendo que os próximos passos incluirão reuniões com os empresários locais, associações e sindicatos, para que os frutos colhidos sejam ainda maiores e bem mais duradouros”, encerrou Dori Américo, que a partir da semana que vem cumprirá uma extensa agenda de encontros com as lideranças empresariais da cerâmica artística e do setor de decoração em geral, juntamente com o diretor de Cultura e Turismo, Paulo Monteiro.

Fonte: http://www.portoferreirahoje.com.br/

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