Metalúrgica de São Carlos demite 96 funcionários e culpa crise nacional

Metalúrgica de São Carlos demite 96 funcionários e culpa crise nacional

Webmaster 19/02/2014 - 08:45
Sindicato do setor considerou as demissões ilegais e deve entrar na Justiça.
Tecumseh teve que reduzir número de funcionários após queda de vendas.


A unidade da metalúrgica Tecumseh, em São Carlos (SP), anunciou a demissão de 96 funcionários na segunda-feira (17) e nesta terça-feira (18). A empresa alegou que os cortes ocorreram por causa da crise no mercado nacional. O Sindicato da categoria considerou as demissões ilegais e deve entrar na Justiça pedindo que todos os trabalhadores sejam recontratados.

A Tecumseh é uma das maiores fabricantes de compressores para refrigeração do mundo e emprega 3,3 mil pessoas na cidade. De acordo com o diretor de RH, Antonio Sasso Garcia Filho, o corte aconteceu porque falta competitividade na indústria nacional. Foi preciso reduzir o número de funcionários já que as vendas caíram. “Foi uma adequação da mão de obra face ao volume de produção e o mercado. Não temos expectativa de mais demissões, mas vamos continuar monitorando o mercado. Se mais demissões forem necessárias, serão feitas com respeito e responsabilidade”, explicou.

Ilegal
O vice-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da cidade, Vanderlei Strano, acredita que as demissões foram ilegais. “A gente já vinha com uma discussão com a empresa, mas no meio da discussão a empresa tomou a atitude de iniciar as demissões. O medo é que aconteçam mais demissões. A empresa fala que está cessando as demissões neste momento, mas, se necessário, vai voltar a fazer demissões e não podemos aceitar”, disse.

A Tecumseh informou que as demissões foram inevitáveis e negou qualquer ilegalidade no processo. A empresa também informou que foram priorizados os funcionários que já desejavam sair da empresa.

G1/EPTV

Logo do Facebook Deixe seu comentário