Denúncia por meio urna muda rotina de trabalho da PM em Pirassununga

Denúncia por meio urna muda rotina de trabalho da PM em Pirassununga

Webmaster 17/02/2014 - 08:33
Iniciativa faz parte do projeto "Eu ajudo a polícia", implantado há um mês.
Por meio do anonimato, moradores relatam situações irregulares na cidade


O uso de uma urna para fazer denúncias à Polícia Militar de Pirassununga (SP) tem ajudado a PM a mudar a rotina de trabalho. A iniciativa, que faz parte do projeto "Eu ajudo a polícia, a polícia me ajuda", funciona na cidade há um mês e, segundo o comandante Augusto Alves, tem dado resultado.

“Nós trabalhamos por meio de estatísticas em cima de crimes que já aconteceram e assim fazíamos uma prevenção para que não voltassem a ocorrer. A urna antecipa o dado ao informar, por exemplo, que em determinada casa ocorre tráfico de drogas”, disse.

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) e a PM instalaram em janeiro uma urna em uma Unidade de Saúde da Família (USF) para receber denúncias dos moradores. O objetivo era aproximar a população da polícia e também auxiliar órgãos como a Polícia Civil, Guarda Municipal, Prefeitura, entre outros, no atendimento à segurança e a resolver problemas de infraestrutura na cidade. Depois de escritas, as denúncias são depositadas na urna que circula pelos bairros.

No mês passado, a PM efetuou 32 flagrantes e 90% dos casos estavam relacionados ao uso de entorpecentes. Na Vila Redenção, foram cerca de 90 denúncias, sendo 45 delas relacionadas ao tráfico de drogas. “Pegamos os formulários para triagem e acreditamos que em dez dias já começaremos a ter resultados positivos”, afirmou o capitão da PM.

Outros problemas
Entre as denuncias depositadas na urna aparecem outros problemas. Uma das principais reclamações dos moradores são os espaços públicos abandonados. Mato alto e falta de iluminação geram descontentamentos.

“A falta de segurança não cabe só ao policiamento, todos têm influencia na segurança pública. Praças abandonadas influenciam para o aumento da criminalidade”, disse o presidente do Conseg, Paulo André Tannus.

A participação dos moradores faz a diferença. São eles quem tomam conta de uma quadra de esporte no bairro que estava abandonada e era usada por usuários de drogas. Os vizinhos se uniram e tudo mudou. As famílias voltaram a frequentar o lugar. “Depois que mudou a cara da quadra, mudou a cara do bairro também para a melhor”, disse o presidente da Associação de Moradores, Elias Batista.

G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário